Como big data pode auxiliar em ações de compliance?

Como big data pode auxiliar em ações de compliance?

Big data e compliance. As ações de big data auxiliam nos mais diferentes processos para os mais diferentes tipos de empresas.

Por Redação em 09/02/2022

Como big data pode auxiliar empresas e pessoas em ações de compliance? Todavia a resposta é muito simples. Big Data pode ser utilizado para todos os tipos de negócio e nos mais diferentes processos.

Em compliance, o uso de big está associado, principalmente, à assertividade de dados e informações.

Como o big data tem capacidade de análise de informações em grande volume, além de simplificar a análise, apresenta resultados valiosos sobre a empresa ou o setor em questão.

De acordo com um levantamento apresentado pela Statista, a previsão para 2022, no que se refere à receita gerada pelo uso de big data vai alcançar US$ 274 bilhões.

A empresa alemã prevê a geração de US$ 103 bilhões de receita de 2011 até 2027. Esse dado representa mais que o dobro do tamanho do mercado esperado em 2018.

Com uma participação de 45%, o segmento de software se tornará o segmento de mercado de big data até 2027 .

Big Data e compliance: como um complementa o outro?

Entender o que é big data e como ele pode auxiliar em projetos de compliance é de extrema relevância.Então vamos lá!

Nós já falamos inúmeras vezes sobre Big Data, e o grande poder de analisar um volume gigantesco de dados. E então estamos nos referindo a dados de mercado, dados da sua empresa, instituição ou negócio. 

As possibilidades de aplicabilidade de Big Data são enormes. Aliás, costumo pontuar que a empresa que conta com o auxílio de big data têm dados mais precisos, equipes otimizadas e melhores resultados.

A análise do big data oferece insights sobre determinada questão, e desta forma, induzem as melhores ações, decisões e movimentos estratégicos.

Vamos pensar em um escritório de contabilidade que lida todos os dias com inúmeros clientes e um grande volume de notas fiscais, por exemplo. 

Dependendo do tamanho da empresa em questão, e da complexidade do mercado de atuação, a emissão de notas fiscais precisa estar em conformidade com o fisco. 

Tá Valêncio, mas o fisco brasileiro é um dos mais complexos do mundo, com milhares de leis e normativas que variam de estado para estado. Como eu faço para manter essas informações em dia e saber se estou em conformidade com o Estado?

É aí que entra Big Data, e mais que isso, nós temos uma solução chamada Revizia que utiliza big data com todo aparato da inteligência artificial para simplificar a rotina do empresário, contador e equipe, por exemplo.

Como o Revizia atua?

O Revizia é um software bastante simples que faz uma espécie de consultoria tributária. Porém, seus resultados são impressionantes, pois alia agilidade, eficiência e precisão. 

Ele é baseado em inteligência tributária aplicada, então adiciona com simplicidade um importante conjunto de ferramentas de compliance tributário.

Isso resulta em segurança e transparência no processo de apuração e gestão fiscal.

E já que estamos falando em bons resultados, imagine você se antecipar ao fisco, identificando possíveis erros e corrigindo-os a tempo de evitar uma autuação por parte da Receita ou da Fazenda? 

Esse é o mundo ideal. Aliás, o Revizia propriamente dito ainda auxilia na recuperação fiscal. O que significa que, se por algum motivo, você ou sua empresa pagaram impostos a mais, o software identifica e aponta.

O passo seguinte é solicitar o reembolso deste valor junto ao fisco.

Gente, o que eu quero dizer com a infinidade de benefícios que o big data pode oferecer ao seu negócio, é um pouco disso… É também sobre recuperação fiscal. Garanto que muitos aqui nem sabiam que isso era possível.

Agora imagine a facilidade de rodar um software e descobrir que, ao invés de pagar impostos, você tem impostos a receber porque em um determinado momento você pagou a mais?

Quando eu falo de big data aliado aos negócios, é sobre isso! É ver que a sua empresa não vai mais precisar perder tempo com prospecção de clientes, por exemplo. O próprio big data faz isso. Ele analisa o comportamento e o perfil do seu público e te indica os melhores clientes. 

Cabe a você e a sua equipe, apenas, executar a venda.

Use a tecnologia a seu favor e a favor dos seus negócios. Aposte no uso de big data e mude a realidade da sua empresa.

Se você quer saber mais como a gente pode ajudar a sua empresa no uso de big data, entre em contato com a gente. E lembre-se: a melhor maneira de estar em conformidade é unindo soluções: Big Data e Compliance.

Espero que este artigo te inspire e mude a realidade do seu negócio.

Valencio Garcia é Engenheiro e Mestre Poli USP | MBA em Engenharia de Software | Gerenciamento de Projetos | CSO wconnect | Michigan University | Eficient Consumer Response | Estratégias de Negociação | FGV.


Foto: DCStudio/ Freepik.