Como montar um banco digital

Como montar um banco digital

Para montar um banco digital é preciso ter plataforma segura, oferecer serviços bancários, e estar compliance com a legislação.

Por Redação em 24/03/2021

Montar um banco digital pode parecer fácil, mas não é tão simples assim. Em um primeiro momento é preciso pensar naquilo que se deseja ter como um todo. Qual o projeto ideal?

Para montar um banco digital é preciso ter uma plataforma segura, oferecer serviços bancários, e principalmente estar de acordo com a legislação brasileira e o Banco Central.

E para dar conta disso tudo você pode ter duas opções: fazer tudo sozinho e/ou dentro da própria empresa, ou contratar uma consultoria especializada no assunto.

Para fazer tudo dentro da sua própria empresa, você precisa ter profissionais desenvolvedores extremamente qualificados, que estejam atualizados e considerem principalmente a questão da segurança e da legislação.

A outra opção é contratar uma empresa especializada na implantação e no desenvolvimento de grandes projetos.

E convenhamos, a segunda opção é muito mais segura.

O mercado digital

É sabido que o mercado financeiro no Brasil e no mundo, está cada vez mais digital.

Os atendimentos são virtuais, a oferta de serviços, as soluções. Tudo isso ganhou ainda mais espaço nos dias de hoje. A palavra do momento é: praticidade.

Quando falamos em banco digital, é preciso ter em mente que não existem atendimentos presenciais. Dessa forma, todos os processos são 100% online, desde a abertura de conta e transferências, até os pagamentos e demais operações.

Regulamentação

No Brasil, três órgãos são responsáveis pela regulamentação dos bancos digitais: Banco Central (Bacen), Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Superintendência de Seguros Privados (Susep).

A legislação é bastante específica e precisa ser seguida à risca.

E apenas para esclarecer, abrir um banco digital não significa o mesmo que montar uma fintech. Assim, o banco digital ou virtual surge já com a autorização de operação pelo Banco Central, enquanto as fintechs, podem ter que seguir outras regulamentações que variam de acordo com o porte e o perfil da empresa.

O banco digital

Lá no início deste artigo falamos sobre as duas possibilidades de montar um banco digital. A de montar com a própria estrutura da empresa ou contar com o apoio de uma consultoria especializada no assunto. E agora vamos falar um pouco disso.

Há sim no mercado, empresas sérias especializadas no mercado digital, inclusive no apoio para montar um banco digital.

Entre elas está a wconnect. A empresa sediada em São Paulo tem expertise no mercado digital. Entre outras coisas, é líder nacional no uso de big data para inteligência de negócios.

Ou seja, ela utiliza a análise de dados e informações para direcionar seus negócios, o que significa mais assertividade nos processos para seus clientes.

E para o montar um banco digital, a empresa oferece todo o processo de tecnologia para implantação, além de estar compliance com a regulamentações e exigências do Banco Central.

Resumidamente, a wconnect estuda a sua empresa, identifica quais são as principais fontes de receita, aponta seu público, cria um projeto para montar o seu banco digital e o deixa em pleno funcionamento, respeitando a legislação.

“Uma das missões da wconnect é fomentar o crescimento dos clientes, fazendo com que eles vendam mais, aumentem a rentabilidade e diminuam os riscos de inadimplência com a utilização de big data analytics”, comentou Mauricio Conti, fundador da wconnect.

Para saber mais sobre bancos digitais, clique aqui.


Foto: Bermix Studio.