Caso Monark: Sabia que o Brasil possui projeto de lei que criminaliza comunismo?

Caso Monark: Sabia que o Brasil possui projeto de lei que criminaliza comunismo?

Quebrando o Tabu defendeu um regime que matou cerca de 50 milhões de pessoas e continua no ar. A GloboNews entrevistou um apoiador do ditador Josef Stalin. A pergunta para o leitor é: a existência de um partido comunista ou socialista deve proibida no Brasil? Qual o limite da liberdade de expressão, e por que você confia que políticos usarão essa limitação de forma sábia ou altruísta?

Por Mari Gatti em 09/02/2022

O influenciador Monark deu o que falar no último podcast quando comentou sua posição sobre liberdade de expressão, nazismo e comunismo – mas você sabia que o Brasil possui um projeto de lei que justamente criminaliza o comunismo?

O PCO (Partido da Causa Operária) emitiu uma nota no seu Twitter dizendo o seguinte: “Sobre o caso Monark: o Estado não deve ter o poder de pôr nenhum partido na ilegalidade. O argumento de tornar o fascismo ilegal abre margem também para criminalizar o comunismo. A luta contra o fascismo não passa pela repressão do Estado burguês, mas contra essa repressão”.

Entenda o projeto de lei que criminaliza o comunismo no Brasil

A Câmara dos Deputados possui proposta que criminaliza a apologia ao comunismo. Trata-se do Projeto de Lei 5358/16, de autoria do deputado Eduardo Bolsonaro (PSC-SP).

O projeto quer alterar a Lei Antirracismo (7.716/89) para incluir “fomento ao embate de classes sociais” como crime. A pena prevista é reclusão de um a três anos e multa.

Ele visa ainda alterar a Lei Antiterrorismo (13.260/16), sendo que “fomento ao embate de classes sociais” passaria a ser considerado ato terrorista, quando cometido com a finalidade de provocar terror social ou generalizado.

Outros projetos no mesmo sentido foram pensados

PL 8229/2017, de autoria do Professor Victório Galli (PSC/MT) e apresentado em 09/08/2017, altera a Lei nº 7.716 de 1989 para tornar crime qualquer forma de elogio, enaltecimento ou apologia ao “comunismo”.,

Art. 1º – Altera o paragrafo 1º do art. 20 da Lei nº 7.716 de 5 de janeiro de 1989

Art. 20 …………………………………………………………………………………………

§ 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo ou comunismo, inclusive em escolas publicas e privadas (NR).

Projeto de lei 8229/2017

Por fim, o PL 468/2020, de autoria de Julian Lemos (PSL/PB), apresentado em 03/09/2019, diz o seguinte:

Art. 2º A Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, passa a vigorar com a seguinte alteração no artigo 20, caput e § 1º, nos seguintes termos:

“Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Pena: reclusão de três a seis anos e multa.

§ 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propagandas, para fins de divulgação e apologia ao comunismo.

Projeto de lei 468/2020

Quebrando o Tabu e GloboNews versus Monark

A página esquerdista Quebrando o Tabu comenta o que chamou de “altos e baixos” do período comandado pelo ditador Mao Tsé-Tung, entre 1949 e 1976. O regime é tratado como “nem mocinha nem vilã”, são citados exemplos como “moradia para todos”, “desemprego zero” (era proibido não trabalhar) e “estabilidade política” (devido a repressão aos opositores). Ao mencionar o genocídio, a página se limitou a dizer que a morte de 50 a 80 milhões de pessoas foi uma “tragédia absurda”.

Postagens sobre a ditadura de Mao Tsé-Tung
Postagem sobre o “sistema de crédito social”, que penaliza, entre outras coisas, cidadãos que criticam o Partido Comunista Chinês

A página, vendo a repercussão negativa, pediu desculpas a apagou as postagens.

A GloboNews, no dia 4 de fevereiro de 2022, levou ao ar Jones Manoel, um apoiador do ditador soviético Josef Stalin, que, de acordo com Super Interessante, foi responsável pela morte de 20 milhões de pessoas.

Chamada para a entrevista com Jones Manoel

A pergunta que deixo para o leitor é: a existência de um partido comunista ou socialista deve proibida no Brasil? Qual o limite da liberdade de expressão, e por que você você confia que políticos usarão essa limitação de forma sábia ou altruísta?

* Mari Gatti, escritora.


Foto: