Campanha pelo voto impresso é lançada pela deputada Bia Kicis

Campanha pelo voto impresso é lançada pela deputada Bia Kicis

Campanha pelo voto impresso foi lançada por Bia Kicis, mas Barroso e o STF rejeitaram a pauta por “risco ao sigilo e liberdade de voto”.

Por Redação em 22/04/2021

Uma campanha pelo voto impresso foi lançada por Bia Kicis, deputada federal e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O objetivo é, em síntese, que a urna eletrônica imprima um papel confirmando seu voto antes de você terminar a votação. Aliás, a hashtag #VotoAuditavelJa ficou entre os assuntos mais comentados do Brasil hoje.

Entretanto, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, e o Supremo Tribunal Federal rechaçaram a pauta afirmando que ela é um “risco ao sigilo e liberdade de voto”.

Jornal da USP, Diego Aranha e a campanha pelo voto impresso

Diego Aranha, ex-professor da Unicamp e atualmente professor associado da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, afirma que as urnas eletrônicas são vulneráveis e se posicionou diversas vezes a favor do voto impresso. De fato, Aranha já participou de vários testes com as urnas e sempre se mostrou insatisfeito em relação ao que ele e sua equipe encontraram.

De acordo com o artigo As urnas brasileiras são vulneráveis, publicado no Jornal da USP e escrito por Walter Del Picchia: “O fato é que as urnas eletrônicas brasileiras são as mais atrasadas dentre as usadas na dezena de nações que praticam a eleição eletrônica. Elas não permitem saber se o voto gravado corresponde ao voto dado e não possibilitam auditoria”.

Apesar de Barroso ter expressado as preocupações mencionadas acima, tanto o artigo quanto Aranha atestam que a impressão não compromete o sigilo do voto: o eleitor não irá retirar o papel da sala, ele serve apenas para confirmação de que o voto está contabilizado e para possível auditoria.

Testes com urnas eletrônicas

Diego e sua equipe participaram de dois dos três testes de segurança do TSE entre 2012 e 2017.

No artigo Vulnerabilidades no software da urna eletrônica brasileira, de março de 2013, ele descreve que o sistema da urna oferecia uma “proteção inadequada do sigilo do voto; cifração inadequada; utilização de algoritmos obsoletos; formulação equivocada do modelo de atacante; processo de desenvolvimento defeituoso e verificação insuficiente de integridade”.

Em 2017, eles conseguiram adulterar o software de votação para trocar os programas instalados nas urnas eletrônicas por versões maliciosas antes de uma eleição simulada. Surpreendentemente, uma das vulnerabilidades utilizadas já havia sido reportada em 2012.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Reprodução/Facebook.