Burnout: conheça 5 expressões que podem indicar a síndrome

Burnout: conheça 5 expressões que podem indicar a síndrome

Estresse excessivo, sobrecarga e excesso de trabalho, esgotamento emocional... Algumas expressões repetidas podem diagnosticar que se está sofrendo de Burnout.

Por Redação em 08/07/2020

Estresse excessivo, sobrecarga e excesso de trabalho, esgotamento emocional… Algumas expressões repetidas são sintomas de burnout.

Segundo a Forbes, a linguagem revela muito sobre mais do que se imagina sobre o estado mental de uma pessoa. Estresse excessivo, sobrecarga e excesso de trabalho, esgotamento emocional são apenas algumas dessas expressões que podem indicar os sintomas de burnout.

Listamos a seguir as 5 expressões que indicam sintomas de burnout. Atenção: elas podem indicar que você está muito perto do esgotamento físico e mental. Confira:

  • “Estou exausto”: sinal de cansaço profundo e emocional;
  • “Não posso” ou “não consigo”: sinal de renúncia ao controle da própria carreira;
  • “Impossível” e “nunca” são pensamentos absolutos, impede de ver outras oportunidades;
  • “Desesperançoso” ou “perda de otimismo”, saúde foi afetada e prejudica o desempenho;
  • “Improdutivo”, sinal de desgaste e perda do sentimento de realização.

Segundo Joel Soubesse, especializado em psicologia organizacional, muitos são os sintomas de burnout, e em geral a síndrome atinge profissionais que lidam direto com pessoas. “É o caso de pessoas das áreas de educação, assistência social, saúde, recursos humanos, bombeiros, policiais, advogados e jornalistas”.

O tema também foi exposto hoje pela curadoria do LinkedIn.

Por definição do Ministério da Saúde, a síndrome de burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, é considerada um distúrbio emocional com sintomas de exaustão, estresse e esgotamento físico, todos resultantes de situações de trabalho desgastante, que normalmente exigem grande responsabilidade. 

Segundo o Ministério, a principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.

Confira a matéria na íntegra.


Foto: Jen Theodore.