“Novo lockdown é fake news”, segundo Bruno Covas

“Novo lockdown é fake news”, segundo Bruno Covas

Bruno Covas (PSDB) descartou a possibilidade de um novo lockdown após as eleições e disse que estão espalhando "fake news" a respeito.

Por Redação em 01/12/2020

O atual prefeito de São Paulo, Bruno Covas, afirmou que não teremos um novo lockdown após as eleições e que boato a respeito de novo lockdown é fake news. Ele reiterou isso tanto em uma coletiva de imprensa quanto no debate com Boulos transmitido pela Band.

De acordo com o prefeito, a cidade de São Paulo está em “estabilidade de evolução na pandemia”. Entretanto, ele também não pretende flexibilizar as ações de quarentena.“Novo lockdown é fake news”.

Além disso, Covas disse que em São Paulo “não há espaço para nenhum discurso extremista”, entretanto, mas não deu especificou quais discursos seriam radicais.

“Novo lockdown é fake news”: e a taxa de ocupação de leitos?

Apesar de descartar o risco de uma segunda onda, Covas confirmou a elevação da taxa de ocupação de leitos de UTI no município, justificando-a com a redução no número de leitos.

De acordo com informações dadas durante a coletiva pelo secretário municipal de saúde, Edson Aparecido, a rede pública da capital tem 45% de ocupação de UTIs em leitos para a covid-19 e a rede privada tem 76%.

O secretário municipal de saúde concorda com Covas e descarta lockdown

Edson Aparecido concorda com Covas a respeito da inexistência de uma segunda onda na capital paulista. Conforme ele disse, o comportamento da pandemia no Brasil foi diferente em comparação com outros locais, como a Europa, onde houve políticas de confinamento mais rígidas.

“O comportamento da pandemia em São Paulo e no Brasil é diferente do que foi no resto do mundo. Ainda estamos no primeiro processo, com variações constantes de óbitos e internações. Não dá para dizer que estamos em uma segunda onda.”

Edson Aparecido, secretário municipal de saúde

Como ficam as aulas?

Dado que não haverá flexibilização, as aulas regulares para o ensino médio continuarão com autorização para acontecer de forma presencial.

Professores do ensinos infantil e fundamental continuam apenas com a autorização para realizar atividades extracurriculares (como aulas dança ou línguas) de forma presencial. As regras valem para as escolas públicas e particulares localizadas na capital paulista.

Recordar é viver: veja quais foram as atitudes anteriores de Covas e o que a OMS disse sobre lockdown

Meses atrás, Covas mandou soltar portas de comércios. Entretanto, o Dr. David Nabarro, da OMS, criticou o lockdown recentemente e pediu para que os governantes parem de “usar lockdown como seu método de controle primário”. De acordo com ele, “Os lockdowns tem apenas uma consequência que você nunca deve menosprezar: torna os pobres muito mais pobres”.

Para ler a matéria completa, acesse o site UOL.


Foto: reprodução/YouTube.