Brasil se manifesta sobre ataque da Rússia à Ucrânia

Brasil se manifesta sobre ataque da Rússia à Ucrânia

Itamaraty pediu a "suspensão imediata das hostilidades" e "início de negociações conducentes a uma solução diplomática da questão".

Por Redação em 24/02/2022

O Brasil, através do Itamaraty, se manifestou sobre o ataque da Rússia à Ucrânia.

O Ministério das Relações Exteriores divulgou, no dia 24/02/2022, um comunicado oficial a imprensa dizendo o seguinte:

“O Governo brasileiro acompanha com grave preocupação a deflagração de operações militares pela Federação da Rússia contra alvos no território da Ucrânia.

O Brasil apela à suspensão imediata das hostilidades e ao início de negociações conducentes a uma solução diplomática para a questão, com base nos Acordos de Minsk e que leve em conta os legítimos interesses de segurança de todas as partes envolvidas e a proteção da população civil.

Como membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil permanece engajado nas discussões multilaterais com vistas a uma solução pacífica, em linha com a tradição diplomática brasileira e na defesa de soluções orientadas pela Carta das Nações Unidas e pelo direito internacional, sobretudo os princípios da não intervenção, da soberania e integridade territorial dos Estados e da solução pacífica das controvérsias.”

Ministério das Relações Exteriores

Os Acordos de Minsk, assinados em 2014 por representantes da Ucrânia, da Rússia, da República Popular de Donetsk (DNR) e da República Popular de Luhansk (LNR), tem como objetivo pôr fim à guerra no Leste da Ucrânia.

Contexto dos ataques da Rússia à Ucrânia

O Exército russo confirmou, nas primeiras horas de hoje, o início dos bombardeios no território da Ucrânia. Entretanto, garantiu que os ataques têm apenas como alvo bases aéreas ucranianas e outras áreas militares, não zonas povoadas.

Vladimir Putin justificou a operação militar dizendo que ela se destina a proteger civis de etnia russa em Donetsk e Luhansk, cuja independência ele reconheceu na segunda-feira (24/02/2022).

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Reprodução/YouTube