Brasil: país tem a menor taxa de homicídios em dez anos

Brasil: país tem a menor taxa de homicídios em dez anos

Dados do 16º anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam que o país registrou a menor taxa de homicídios.

Por Redação em 26/09/2022

De acordo com a notícia divulgada pela CNN Brasil, dados do 16º anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam que o país registrou cerca de 130 mortes por dia ao longo do último ano, baixando consideravelmente a taxa de homicídios.
De maneira geral, o Brasil registrou 47.503 homicídios ao longo do último ano.
Em outras palavras, esse número representa uma queda significativa na comparação com 2020. Além disso, é o menor registrado desde 2011.
A estabilização de conflitos entre facções criminosas está entre os motivos desta queda.
“As mortes caíram, o que é boa notícia”, disse ao Estadão o diretor-presidente do Fórum, o sociólogo Renato Sérgio de Lima.

Taxa de homicídios nas cidades

Entre as 30 cidades mais violentas do País, quase a metade está na Amazônia Legal e a maior parte delas está situada na região de fronteira, por exemplo.
“Existe um processo de migração da violência para a região Norte”, explicou Lima.
De acordo com os dados apresentados no anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os registros da taxa de homicídios caíram em todas as regiões do País, exceto no Norte. Cerca de 6.291 assassinatos no último ano, ante 5.758 em 2020.
Um caso recente que aponta essa questão da violência na região foi do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, mortos em Atalaia do Norte, na fronteira do Estado.

Região Norte

O trafico de drogas é responsável por muitas mortes no país.

De acordo com Lima, Tabatinga (AM) é considerada a segunda principal cidade de tráfico internacional de drogas e armas. Só perde para a rota de Ponta Porã (MS)”, destacou Lima.

A rota de Ponta Porã é controlada pelo PCC (Primeiro Comando da Capital). Por outro lado, a de Tabatinga é controlada pelo Comando Vermelho. Os grupos disputam entre si.

Para ler mais, clique aqui.