Brasil: maiores tarifas de importação da América Latina

Brasil: maiores tarifas de importação da América Latina

O Brasil tem uma das maiores tarifas de importação da América Latina, igualando as tarifas aplicadas pela Argentina, Venezuela e por Cuba.

Por Redação em 08/12/2020

O Portal Mises Brasil lançou um artigo bastante prático sobre as tarifas de exportação no Brasil. e sim, o Brasil aparece como um dos países com maiores tarifas de importação da América Latina.

De acordo com o Mises, uma crítica comum ao processo de abertura comercial, é que se diz que isso é coisa de “neoliberal entreguista”.

Dizem também que todos os países do mundo protegem suas empresas, e que dessa forma não há razão para nós (Brasil) não fazermos o mesmo.

Diante das afirmativas, Roberto Ellery, escreveu o artigo para a coluna de economia do Portal Mises Brasil.

Ele conta que com essas informações em mente, ele resolveu “dar uma olhada nos dados de tarifas aplicadas à importação de produtos manufaturados que estão disponíveis no Banco Mundial”.

Maiores tarifas de Importação

O estudo começou pela América Latina e Caribe. Como de costume, Ellery trabalhou com valores médios de cinco anos (2014 a 2018) e países com mais de cinco milhões de habitantes.

Foto: Reprodução/ Banco Mundial.

Surpreendentemente, é isso mesmo. O Brasil tem a maior tarifa média de importação de todo o grupo. Argentina, Venezuela, Bolívia e mesmo Cuba praticam tarifas menores do que as nossas.

“Será que alguém vai dizer que os irmãos Castro, o kirchnerismo e o bolivarianismo são regimes ultraliberais e entreguistas, ou que nossas empresas enfrentam agruras maiores que as enfrentadas por empresas argentinas ou bolivianas?”.  

Mas as surpresas não param por aí. Se considerarmos a média ponderada no lugar da média simples, apenas a Venezuela tem tarifa média maior que a do Brasil.

“Fiquei inconformado com a ideia de que, com exceção da Venezuela, a depender da medida utilizada, somos o país com maior tarifa média da América Latina e Caribe. Os países da América Latina são todos “neoliberais entreguistas”? Até Cuba? Até Morales?”, conta Roberto Ellery em seu artigo.

Em outro momento, Ellery havia mencionado o fato de que o Peru foi o país da América Latina com o maior crescimento no século XXI. Segundo ele, talvez não seja por acaso que o Peru seja o país da região com menor tarifa média aplicada a produtos manufaturados.

Países de renda média-alta

Outro dado avaliado por Ellery foi o outro grupo em que o Brasil se encontra: os países de renda média-alta segundo o Banco Mundial. Segundo o artigo, esses países certamente sabem proteger as indústrias que lá produzem.

“De novo, ficamos com a maior tarifa média. Não pode, isso só prova que a média simples não é uma boa medida”.

Também ficou intrigado ao saber que o Brasil tem as maiores tarifas de importação, e ler o artigo na íntegra, clique aqui.


Foto: Andy Li.