Bolsonaro planeja a venda de estatais e o fechamento de duas até 2022

Bolsonaro planeja a venda de estatais e o fechamento de duas até 2022

Presidente e ministro da economia debitam na conta da esquerda as dificuldades para privatizar, assim com o atraso na venda de estatais.

Por Redação em 11/12/2020

Chegando ao final do pesado ano de 2020, o presidente Jair Bolsonaro declarou que quer acelerar a agenda de privatizações e a venda de estatais até 2022.

De acordo com informações publicadas pelo Programa de Parceria de Investimentos, a meta do governo é vender 11 estatais, incluindo os Correios e a Eletrobrás, e fechar duas até o fim do primeiro mandato, em 2022.

Assim, segundo ele, 23% do número de empresas públicas federais terá sido reduzido.

O que reflete no Executivo que vem enfrentando dificuldades no Congresso Nacional para repassar essas companhias à iniciativa privada.

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, já havia declarado que a privatização de empresas públicas federais estava nos planos.

Embora até o momento não tenha conseguido se desfazer de nenhuma estatal de controle direto da União.

A venda de estatais

De acordo com Paulo Guedes, há “acordos políticos de esquerda” no Legislativo que impedem o avanço do Estado brasileiro.

O ministro luta para conseguir quatro grandes privatizações até o fim do governo: Correios, Eletrobrás, Porto de Santos e PPSA (estatal do pré-sal).

Segundo a notícia da Revista Oeste, essas empresas são consideradas “joias da coroa”, devido ao alto interesse público e valores envolvidos na negociação.

Para saber mais sobre o plano de privatizações privatizações do governo Jair Bolsonaro via ministro Paulo Guedes, clique aqui e leia a matéria na íntegra.


Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.