A Forbes está listando, pelo segundo ano consecutivo, as 50 maiores empresas que adotam a tecnologia blockchain. O nome da lista é Blockchain 50.
A definição original do termo blockchain foi feita em 2008 com a publicação do artigo Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System de Satoshi Nakamoto (cuja real identidade permanece em aberto apesar de haver algumas especulações e pronunciamentos a respeito). Em 2009 o código foi lançado como código aberto.
O objetivo era enviar e receber bitcoins de forma segura e descentralizada. Hoje, várias grandes empresas utilizam a tecnologia para monitorar e mover qualquer ativo digital ao redor do mundo.
A Blockchain 50 engloba empresas que adotam a tecnologia subjacente às criptomoedas para acelerar os processos de negócios, aumentar a transparência e potencialmente economizar bilhões de dólares.
Quais os critérios da Blockchain 50?
As empresas listadas no Blockchain 50 geram US$ 1 bilhão ou mais em receita anualmente ou são avaliadas em US$ 1 bilhão ou mais.
Leia também
Algumas das utilizações de blockchain pelas empresas listadas nesse ano são: liquidar títulos do governo alemão instantaneamente, verificar a origem de diamantes extraídos na África e aumentar a liquidez de um pequeno fornecedor de portas deslizantes de chuveiro em Zhongshan, na China.
Elas vão além dos benefícios teóricos do blockchain e realmente aproveitam o que a tecnologia tem a oferecer.
Muitas das 50 empresas são mundialmente famosas, como Vanguard e Microsoft. Entretanto, algumas startups nativas de criptomoedas, como a Bitfury, já atendem aos critérios para fazer parte da lista e estão a caminho de se tornarem referência em empreendedorismo na era digital.
Para ver a matéria completa, acesse o site da Forbes.
Foto: Pascal Bernardon.