Blockchain: 3 motivos para você reduzir custos do seu plano de saúde

Blockchain: 3 motivos para você reduzir custos do seu plano de saúde

Confira 3 motivos para você reduzir custos do seu plano de saúde com uso do blockchain.

Por Valêncio Garcia em 22/04/2022

A procura pela qualidade de vida é um hábito inato; mas foi amplificado desde 1948, com a fundação da Organização Mundial da Saúde, passou a ser discutida e popularizada. Confira 3 motivos para você reduzir custos do seu plano de saúde com uso do blockchain.

Hoje em dia, a tecnologia está muito próxima da saúde, e cada vez mais estamos notando a presença de inovações como, por exemplo, a aplicação de blockchain. Mas o que isso tem a ver com saúde?

Saúde é cara em todo lugar do mundo, como facilitar o acesso a saúde de forma mais BARATA e/ou ACESSÍVEL? A resposta a essa pergunta começa com blockchain para nós pacientes.

Blockchain é um divisor de águas

A tecnologia sempre foi um divisor de águas, empresas deixaram de existir devido a novas tecnologias e outras nasceram disso. Estão surgindo novos planos de saúde que utilizam tecnologias de ponta para desbancar os atuais que continuam trabalhando no modelo tradicional e velho!!!

Hoje os Planos de Saúde não sabem nada ou quase nada sobre seus pacientes, eles simplesmente autorizam o pagamento ou não das consultas, dos exames, dos procedimentos médicos, etc.

A saúde de uma pessoa vai muito além do momento pontual no qual ela se encontra. A doença é consequência de uma série de fatores que resultaram nisso: a pessoa doente.

Feito isso, ela procura ajuda, que é tratada especificamente por uma fotografia, ou seja o médico olha o paciente nesse momento quando surge a doença. Prescreve exames, procedimentos, coletas, etc. 

Na maioria das vezes o médico olha somente o momento pontual no qual o paciente se encontra frente a ele, esquecendo de todo o passado desse paciente. 

POR QUE NÃO registrar no blockchain todo o histórico médico, de saúde, de exercícios, de vida do paciente para que o médico olhe isso como um todo, não simplesmente o resultado de algo que deu origem a doença???

A resposta a essa pergunta no passado eram os custos, isso agora é BOBAGEM, o blockchain registra até gratuitamente, basta a mudança do status quo em que todos da saúde estão atualmente.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Foto: Iuriimotov/ Freepik.

Quando visitarmos um médico porque não, através de um clique, darmos visibilidade a quem realmente somos? Mostrar tudo que já passamos, o que fizemos, de esportes, medicamentos tomados, procedimentos feitos, exames, etc.

De posse de tudo isso num clique, o médico começa a entender o paciente de forma ampla e total, obtendo melhores resultados.

Os planos de saúde irão economizar até 12 (doze) por cento em seus custos!!!

O Simples ID, por exemplo, é uma criação recente da wconnect que se propõe a guardar toda documentação médica de um paciente, exames, esportes feitos, medicamentos utilizados, enfim toda vida médica. Ou seja, nunca mais o paciente será diagnosticado de forma equivocada por falta de documentação. 

A wallet de saúde, ou melhor, o Simples ID, reunirá as informações médicas, farmacológicas e exames, de uma vida toda, e num clique o médico ou quem ele quiser terá acesso a isso. 

Imagine nossos pais que ficaram em algum momento velhinhos e precisam de cuidados. Muitas vezes NÓS SOMOS OS RESPONSÁVEIS por eles, e cabe a nós termos algo que nos facilite na tomada de decisão de algo que venha a acontecer com eles.

Imagine a facilidade de ter o controle efetivo sobre o seu histórico de saúde? Todos os remédios, procedimentos que nossos pais tiveram e se algo acontecer a eles NÓS PODEMOS ajudar aos médicos autorizando o acesso a todo passado deles.

É isso o que o Simples ID prevê. Sem contar que ele está 100% de acordo com a LGPD, pois quem tem os dados do paciente é o próprio paciente ou quem ele paciente autoriza!!! Não mais o hospital, a clínica, o laboratório, etc. 

Benefício 01 do Simples ID: Segurança

Todos os dados médicos e clínicos de um paciente são armazenados em uma única conta ou carteira digital, as informações são registradas via blockchain e ficam “guardadas a sete chaves”. Somente o paciente tem o domínio sobre os dados, não mais o hospital, a clínica ou o laboratório.

Benefício 02 do Simples ID: Praticidade

A papelada será totalmente desnecessária. Usuários do Simples ID não precisarão andar com quilos de papéis e imagens de médico em médico. Afinal, o profissional da saúde terá acesso ao histórico online. Por outro lado, os médicos poderão ter acesso, desde que o paciente permita, a todo o histórico clínico do paciente. Além dos médicos, os parentes próximos podem ter acesso e ajudar os mais velhinhos.

Dessa forma, não terá justificativa para pedir exames que ainda são válidos e que estão no sistema. 

Benefício 03 do Simples ID: Otimização

Além de complementar a telemedicina, tornando o processo remoto de ponta a ponta, o app também otimiza o tempo do usuário. Em consultas presenciais, por exemplo, é possível solicitar o medicamento pela internet e evitar a ida até a farmácia e as filas que surgem nestes locais.

A receita médica fica registrada no blockchain o que garante a autenticidade dela. 

Simples ID na prática

Inovador e voltado para o desenvolvimento da qualidade de vida, o Simples ID concorreu com 802 projetos de 14 países e conquistou o PRIMEIRO LUGAR no Santander X Tomorrow Challenge. 

Incluiu a wconnect no grupo seleto das melhores startups do mundo, pelo Santander X, ficou entre as seis melhores iniciativas de saúde no Brasil, pela antiga Fundação Everis, hoje NTT DATA. E a credenciou como uma verdadeira referência no uso de blockchain na saúde.

E se você ainda é resistente a esse tipo de inovação, veja os benefícios do blockchain na saúde. É realmente um facilitador que moderniza a relação entre médicos e pacientes.

Para saber mais sobre o Simples ID, clique aqui e entre em contato!

Valêncio Garcia é Engenheiro e Mestre Poli USP | MBA em Engenharia de Software | Gerenciamento de Projetos | CSO wconnect | Michigan University | Eficient Consumer Response | Estratégias de Negociação | FGV.


Foto: gpointstudio/ Freepik.