Biden anuncia novas sanções após ataque

Biden anuncia novas sanções após ataque

Biden anuncia novas sanções após ataque. Confira a lista de sanções anunciada no dia 24/02/2022 após o ataque à Ucrânia.

Por Mari Gatti em 25/02/2022

Biden anunciou novas sanções contra Rússia no dia 24/02 após a Rússia ter atacado a Ucrânia.

A BBC afirmou que “as tropas estão avançando a partir do norte na direção de Kiev, a capital ucraniana; do leste por Donetsk, Luhansk e Kharkiv; e da Crimeia no sul. Donetsk e Luhansk são duas regiões separatistas pró-Rússia, cuja independência Moscou reconheceu na segunda-feira (21/02/2022)”.

“As circunstâncias nos obrigam a tomar medidas decisivas e imediatas. As repúblicas populares de Donbass pediram ajuda à Rússia. A este respeito, de acordo com o artigo 51, parte sete da Carta da ONU [Organização das Nações Unidas], com a sanção do Conselho da Federação e em cumprimento de tratados de amizade e assistência mútua com a RPD e a RPL, ratificados pela Assembleia Federal, decidi realizar uma operação militar especial”, disse o presidente da Rússia em discurso.

Quais são as sanções impostas por Biden?

  • Bloqueio de quatro grandes instituições financeiras russas: Sberbank, VTB, Otkritie, Novikombank e Sovcombank. “Todos os ativos que eles têm na América serão congelados”, disse Biden. Juntos, esses bancos detêm cerca de US$ 1 trilhão em ativos, segundo o presidente. O Departamento do Tesouro dos EUA disse em um comunicado que o Sberbank enfrenta “sanções de contas correspondentes e a pagar” e impôs “sanções de bloqueio total” ao VTB Bank.
  • Proibição as empresas estatais da Rússia de levantar dinheiro de investidores americanos ou europeus. Biden observou que o governo russo já havia sido impedido de levantar dinheiro desses investidores e agora as mesmas restrições serão aplicadas às maiores empresas estatais da Rússia, que são empresas com ativos que excedem US$ 1,4 trilhão. Entre elas estão a gigante do gás natural Gazprom e a empresa de telecomunicações Rostelecom, de acordo com o Departamento do Tesouro dos EUA.
  • Corte de exportações para Rússia. Produtos de alta tecnologia fabricados em países estrangeiros usando máquinas, softwares ou blueprints americanos não podem ser exportados para a Rússia.
  • Adição de nomes à lista de “membros da elite russa sancionados diretamente, justo com seus familiares”.

* Mari Gatti, escritora.


Foto: Reprodução/YouTube