Bebê vacinado contra Covid no lugar da pentavalente sofre convulsões, diz família

Bebê vacinado contra Covid no lugar da pentavalente sofre convulsões, diz família

Crianças tiveram reação após recebem vacina por engano e continuam internadas em Sorocaba (SP). Técnica de enfermagem que cometeu o erro foi afastada.

Por Redação em 16/12/2021

Uma bebê de dois meses que foi vacinada por engano contra Covid-19 teve convulsões e passará por exames para mais investigações sobre a causa das crises, segundo a família informou à TV TEM nesta terça-feira (7). Ela recebeu a vacina da Pfizer.

Uma outra criança, um menino de quatro meses, continua com febre alta e deve ficar internada por mais sete dias.

O hospital Gpaci de Sorocaba informou que as crianças estão estáveis e que passam por exames a cada 48 horas.

A tecnica de enfermagem responsável pelo ocorrido alegou que confundiu os frascos, já que ambos são semelhantes. A prefeitura, em resposta ao ocorrido, abriu procedimento interno para apurar a responsabilidade da funcionária que trocou as doses.

Não foi o primeiro bebê vacinado contra Covid

A Secretaria da Saúde informou que também entrou em contato com o Centro de Vigilância Epidemiológica do estado de São Paulo, o Ministério da Saúde e a fabricante da vacina, que relataram casos semelhantes ocorridos em outros locais, com sintoma de febre apresentado.

Vinícius Rodrigues, secretário de saúde de Sorocaba, disse que entrou em contato com o Ministério da Saúde e com a farmacêutica responsável pela fabricação da vacina contra a Covid-19, e que foi informado de que outros casos semelhantes já foram registrados no país e que as crianças tiveram febre por dois dias, mas depois ficaram bem.

A orientação foi de que as crianças permanecessem em observação de 10 a 15 dias. Além de febre, um dos bebês apresentou vômito e irritabilidade.

Relato das mães

As mães dos dois bebês relataram o desespero que sentiram quando receberam a notícia do erro. Ana Cláudia Mugnos Riello contou que, horas após a vacinação, a filha teve febre e parou de tomar leite.

“O secretário de Saúde chegou e falou: ‘olha, mãe, três crianças foram vacinadas com a penta aqui ontem. Duas delas receberam a da Covid. Nós não temos como saber quais destas crianças foram as que receberam’. Pediram desculpa, só que é uma vida. E se matasse a minha filha?”

Ana Cláudia Mugnos Riello

Kathillyn Monteiro da Silva estava em casa quando recebeu a visita do secretário municipal de Saúde. “Como uma pessoa pode dar uma coisa errada para uma criança? É um neném ainda. Chorei muito, porque se acontece algo com meu filho?”, diz.

O criador das vacinas de RNAm se opõe a vacinação de jovens saudáveis

Robert Malone, o criador da vacina de RNAm, não recomenda que crianças e jovens saudáveis tomem a vacina.

“Não acho que os benefícios superem os riscos”, disse Malone em entrevista para a Fox News, referindo-se a pessoas na faixa etária de 18 a 22 anos, “mas infelizmente a análise de risco-benefício não está sendo feita.”

“Minha preocupação é que sei que existem riscos, mas não temos acesso aos dados”, disse Malone. ‘E então, eu sou da opinião que as pessoas têm o direito de decidir se aceitam vacinas ou não, especialmente porque se trata de vacinas experimentais.”

Para mais detalhes, clique aqui.