Uma bebê de apenas seis meses recebeu o eqeuivalente a seis doses do fármaco da Pfizer contra Covid-19 no dia 17/01/2022 em Altinópolis (SP)
A menina iria receber a pentavalente, mas a técnica de enfermagem se equivicou com os frascos.
“Quando a gente estava indo embora, ela [técnica de enfermagem] me chamou e disse que tinha aplicado uma vacina errada nela. Na hora que ela foi jogar o frasco fora, ela viu que era o frasco da Pfizer conta a COVID-19 e que tinha aplicado nela [bebê]. Ela me disse que ela tomou o frasco inteiro, o frasco equivale a seis doses da vacina da Pfizer, então nem foi uma dose só”, relatou a mãe, que também é profissional de saúde.
A bebê passa bem
A bebê ainda foi levada ao Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto e lá permaneceu por três dias sendo observada. Ela recebeu alta no dia 21 e continua sendo acompanhada por uma equipe médica. A bebê terá uma nova consulta no HC de Ribeirão Preto no dia 27/01.
Segundo a mãe, ela não apresentou nenhuma alteração até o momento.
Leia também
Apesar da situação, a mãe elogiou a conduta da técnica de enfermagem por ter comunicado o erro imediatamente à família e às autoridades: “Ela poderia ter ficado quieta, mas ela foi profissional e, graças a Deus, a gente pode fazer o acompanhamento para a menina. Não deveria acontecer erros, infelizmente aconteceu, mas eu não a julgo. Poderia ser eu a profissional da enfermagem a cometer o mesmo erro. Não deveria acontecer, mas eu sou grata a ela por ela ter nos falado, ter me dito, porque ela poderia ter omitido“, completou.
Não foi o único bebê que recebeu Pfizer por engano
Em Sorocaba, por exemplo, dois bebês tiveram reação e foram internados. no mês de dezembro de 2021 A técnica de enfermagem que cometeu o erro foi afastada.
O contrato da Pfizer afirma que mesmo o “imunizante para jovens de 5 até 12 anos estão na fase experimental e foram distribuídas em caráter emergencial”.
Foto: Spencer Davis