Banco Central anuncia aumento da taxa Selic em Maio

Banco Central anuncia aumento da taxa Selic em Maio

A ideia seria combater inflação causada por conflito na Ucrânia. É importante citar que a quantidade de dinheiro em circulação diminuiu, em 2021, pela primeira vez desde o Plano Real.

Por Redação em 22/03/2022

O Banco Central anunciou aumento na taxa Selic.

A ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada nesta terça-feira, 22/03/2022, projeta nova alta para a próxima reunião, prevista para 4 e 5 de maio. A expectativa é um reajuste de 1 ponto porcentual.

O motivo do aumento da Selic

A Selic é vista como um instrumento para controle da inflação.

No último dia 16 de março, o Copom já havia elevado a taxa de juros em 1 ponto porcentual, para 11,75% ao ano — nono aumento consecutivo e maior nível desde 2017.

O último relatório Focus, que concentra as expectativas do mercado, prevê o índice em 13% ao final de 2022.

De acordo com a ata divulgada no dia 22, o Banco Central entende que as alta das commodities causada em decorrência do conflito entre Rússia e Ucrânia se reflete em aumento da inflação.

“Caso esses se provem mais persistentes ou maiores que o antecipado, o comitê estará pronto para ajustar o tamanho do ciclo de aperto monetário. O comitê enfatiza que irá perseverar em sua estratégia até que se consolidem não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”, indicou a ata.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Fabian Blank