“Atlas Shrugged” (A Revolta de Atlas), de Ayn Rand

“Atlas Shrugged” (A Revolta de Atlas), de Ayn Rand

Atlas Shrugged é considerado um dos livros mais influentes de Rand, e é visto como uma defesa da liberdade individual e do capitalismo

Por Redação em 27/01/2023

Atlas Shrugged” (A Revolta de Atlas) é um romance escrito por Ayn Rand, publicado em 1957. O livro é considerado uma das obras literárias mais influentes de Rand e é visto como uma defesa da liberdade individual e do capitalismo. A história gira em torno de um grupo de indivíduos proeminentes que se opõem a um governo cada vez mais intervencionista e socialista. No entanto, eles escolhem “parar de carregar o mundo” em suas costas.

A história é ambientada em uma futura América. No cenário, a economia está em colapso e o governo está aumentando sua intervenção e controle sobre a vida dos cidadãos.

Protagonista, Dagny Taggart, é uma executiva de uma grande empresa ferroviária. Ela luta para manter sua empresa flutuando em meio às regulamentações governamentais cada vez mais opressivas.

Ela se une a outros líderes empresariais e indivíduos talentosos, conhecidos como “os que param”, que decidem abandonar o mundo e se retirar para uma comunidade secreta chamada Galt’s Gulch. Assim, onde eles podem viver e trabalhar livres das restrições governamentais.

O romance: Atlas Shrugged

O romance apresenta temas comuns em muitas obras de Rand. A importância da individualidade e auto-realização, a necessidade de um sistema econômico livre baseado no capitalismo e a crítica ao intervencionismo estatal e ao socialismo.

A personagem de Dagny Taggart é vista como um exemplo de um indivíduo virtuoso, que trabalha duro e é movida por sua paixão e ambição.

A história tem um forte senso de heroísmo. Além disso, retrata os indivíduos talentosos e bem-sucedidos como os que carregam o mundo nas costas e são mal recompensados ​​por suas realizações.

A crítica

“Atlas Shrugged” é considerado uma obra-chave na filosofia Objectivist de Rand e tem sido objeto de muita discussão e controvérsia desde sua publicação.

Alguns críticos argumentam que o livro idealiza o capitalismo e despreza as necessidades dos menos afortunados. Por outro lado, outros argumentam que é uma defesa poderosa da liberdade individual e do livre mercado. Independentemente da opinião, é um livro que tem tido um impacto significativo na literatura e na discussão política e econômica. Por isso, continua a ser um marco importante na obra de Ayn Rand.

Em resumo, “Atlas Shrugged” é um romance escrito por Ayn Rand, publicado em 1957, que é considerado uma das obras literárias mais influentes de Rand e uma defesa da liberdade individual e do capitalismo. A história gira em torno de um grupo de indivíduos proeminentes que se opõem a um governo cada vez mais intervencionista e socialista e escolhem “parar de carregar o mundo” em suas costas. O livro apresenta temas comuns em muitas obras de Rand, como a importância da individualidade e auto-realização, a necessidade de um sistema econômico livre baseado no capitalismo e a crítica ao intervencionismo estatal e ao socialismo, e tem sido objeto de muita discussão e controvérsia desde sua publicação.

Fonte: OpenAI.


Foto: repodução/ Amazon.