As principais diferenças entre pesquisa de mercado e big data

As principais diferenças entre pesquisa de mercado e big data

Entenda quais são as principais diferenças entre pesquisa de mercado e big data e porque é bom usá-los em conjunto sempre que possível.

Por Redação em 06/06/2021

Quais são as principais diferenças entre pesquisa de mercado e big data? Alguns chegam a dizer que são a mesma coisa. Outros, que o primeiro substituirá o segundo.

Na verdade, Big data e pesquisa de mercado devem ser usados ​​apenas para se complementar. Ambos têm seus próprios objetivos, benefícios e até desafios. Mas, se usados ​​corretamente, podem ser extremamente eficazes na compreensão do comportamento do cliente.

Diferenças entre pesquisa de mercado e big data

Tamanho importa!

A diferença mais óbvia está no tamanho dos dados com os quais estamos lidando. Big data é de fato … GRANDE! Tão grande que é realmente assustador quanto Big Data sabe sobre você!

São grandes quantidades de dados estruturados, não estruturados e complexos que, por causa da Internet, cada vez estão ficando cada vez maiores.

Em uma pesquisa de mercado, você pode coletar grandes quantidades de dados, mas nunca na mesma escala do big data, ou mesmo perto disso. A pesquisa de mercado é composta de poucos dados impulsionados por uma compreensão da psicologia.

Lidando com Seus Dados

Devido à riqueza de informações que o big data fornece, é impossível usar técnicas tradicionais de pesquisa de mercado para tentar interpretar e compreender os dados. Software e técnicas especializados são necessárias para fazer o melhor uso dos dados que você coletou de seus clientes.

A pesquisa de mercado enfrenta seus próprios desafios em como lidamos com os dados. Um destes é a capacidade de dimensionar os resultados para representar todo o mercado. Obter amostras representativas e boas taxas de resposta é essencial na pesquisa de mercado para entender o público. Sem isso, os dados simplesmente não têm valor. O planejamento cuidadoso ao escolher sua amostra na pesquisa renderá dividendos: use uma calculadora de amostragem para garantir que sua amostra seja grande o suficiente para ser representativa de seus clientes e examine os participantes cuidadosamente para garantir que os dados coletados representem as opiniões da maioria.

Tirando conclusões

Como empresa, você tem como objetivo prever o comportamento do consumidor para que possa adaptar seus produtos ou serviços aos clientes, mas, na verdade, esse é possivelmente um dos maiores desafios que uma empresa enfrentará.

Tanto o big data quanto a pesquisa de mercado são úteis, mas de maneiras diferentes. Decidir se você usará big data ou pesquisa de mercado, em última análise, se resume ao que você deseja descobrir.

Big data oferece a capacidade de analisar e rastrear comportamentos em tempo real e em uma escala grande o suficiente para permitir que você tome decisões com segurança e preveja comportamentos futuros. No entanto, com big data pode ser fácil se perder nos volumes de dados e esquecer o cliente como um indivíduo. Como seres humanos, nossos comportamentos nem sempre são racionais.

O que falta ao big data é a capacidade de entender por que o cliente compra algo em particular.

Normalmente, a pesquisa de mercado busca pedir aos participantes que lembrem ou prevejam seu comportamento em um determinado cenário. Ela busca entender o significado de uma ação.

Por exemplo, a pesquisa de mercado teria como objetivo entender como João faz suas compras e quais as motivações por trás disso. A partir daí, podem ser feitas previsões sobre seu comportamento futuro com base em suas opiniões e atitudes. Em suma, a pesquisa de mercado é a intenção, e o big data, é o comportamento resultante.

Ajuda especializada na área de big data

A wconnect é especializada na consultoria empresarial com projetos para empresas a crescer e atingir metas. Ela oferece projetos que se vão desde a geração de leads altamente qualificados até a implementação de um INTERNET BANK.

Para mais detalhes sobre a diferença entre big data e pesquisa de mercado, clique aqui.


Foto: Celpax.