As histórias por trás de 3 startups de sucesso para te inspirar

As histórias por trás de 3 startups de sucesso para te inspirar

Conhecer os motivos e as histórias por trás de startups de sucesso pode ser tão importante quanto entender seus balanços contábeis.

Por Redação em 10/09/2021

As histórias abaixo, que relatam a origem de algumas startups de sucesso, foram extraídas de conversas com fundadores de classe mundial no podcast NFX.

Os motivos por trás de 3 startups de sucesso

1. “Isso é difícil. Não deveria ser tão difícil. ”

A Colot Genomics é uma empresa de tecnologia de saúde populacional que fornece testes e análises genéticas diretamente aos pacientes. O produto se concentra em genes que indicam risco de doenças cardíacas, câncer e que afetam a resposta à medicação.

Othman Laraki, cofundador e atual CEO da empresa, tinha câncer hereditário na família. Sua mãe teve câncer de mama duas vezes e outros membros da família foram afetados. Portanto, parte do ímpeto para Colot foi apenas nos perguntar – como podemos garantir que as pessoas tenham melhor acesso às informações sobre sua saúde e informações genéticas importantes ou outras informações médicas sobre si mesmas?

Porque foi muito difícil conseguir para sua família. E não deveria ser tão difícil.

2. Fique atento aos seu princípios organizacionais

Os fundadores do Houseparty sempre tiveram o seguinte princípio organizacional: “Unir as pessoas – da forma mais humana possível – quando elas estão fisicamente separadas”.

Eles haviam criado o Meerkat, um serviço de transmissão móvel que permitia ao usuário começar uma live com apenas um clique. Em março de 2015, o Meerkat atingiu 2 milhões de usuários.

Infelizmente, o Twitter excluiu o Meerkat do festival de música SXSW porque ele competia com o Periscope. Uma análise de uso revelou que a maioria dos transmissores frequentes eram influenciadores digitais ou celebridades. Sabíamos que o Twitter e o Facebook dominariam esses grupos e, se fôssemos cortados do Twitter, isso limitaria o crescimento do Meerkat.

Além disso, os fundadores perceberam que os usuários não podiam se conectar facilmente dentro do aplicativo – portanto, não estava claro se estavam cumprindo o princípio organizacional.

No início de 2015, Ben Rubin, um dos fundadores do Meerkat, percebeu que o aplicativo não iria funcionar. Foi aí que criaram o Houseparty.

Houseparty é um aplicativo de rede social que permite que até oito pessoas conversem por vídeo ao mesmo tempo em uma “sala”. Os usuários podem ter salas infinitas e ir facilmente de uma sala para outra. Os usuários recebem uma notificação quando amigos abrem o aplicativo e podem participar de bate-papos com amigos (e amigos de amigos).

O Houseparty decolou, crescendo para 1 milhão de dólares australianos em um ano. A empresa levantou uma rodada de US $ 52 milhões sete dias após o lançamento. O crescimento disparou durante as quarentenas forçadas, tornando-se o aplicativo social nº 1 em 82 países, incluindo a App Store dos EUA.

3. “Fale com pessoas, ouça pessoas”

Em 1995, Craig Newmark queria se conectar mais com sua comunidade, teve a ideia de começar uma lista de e-mails muito simples sobre eventos de arte e tecnologia.

As pessoas gostaram. Em seguida, devido a pedidos do tipo “Ei, Craig, você poderia dizer a todos na lista que tenho meu apartamento para alugar?”, ele criou uma lista pessoas interessadas em apartamentos.

A lista de e-mails foi crescendo. Duzentos e cinquenta endereços eram demais. E as pessoas começaram a chamar os boletins informativos que recebiam de craigslist.

Craig conseguiu criar um site a partir dos anúncios que recebia, que se tornou o website chamado Craigslist que todos conhecemos hoje.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Per Lööv.