As cidades mais empreendedoras do Brasil

As cidades mais empreendedoras do Brasil

Estudo realizado pela Endeavor e a Enap, aponta o índice das cidades mais empreendedoras do Brasil. Campinas ocupa a 12ª colocação.

Por Redação em 08/02/2021

A Endeavor e a Escola Nacional de Educação Pública (Enap) realizaram um estudo que aponta o índice das cidades mais empreendedoras do Brasil em 2020.

A publicação conta , além disso, com uma carta aos novos empreendedores que diz que aqueles que empreendem no Brasil não estão sozinhos.

Afinal de contas, a Enap oferece capacitação para os gestores e servidores públicos de todo o país para que sejam capazes de diagnosticar e aplicar as melhores estratégias para lidar com cada desafio.

E do outro lado está a Endeavor, que acelera empreendedores e empreendedoras de alto impacto para que eles e elas acelerem o crescimento econômico do país por meio da geração de emprego da competitividade e da inovação.

Conforme dia a carta de abertura do índice que aponra as cidades mais empreendedoras do Brasil, assinada pelo presidente da Enap, Diego Costa, “tivemos a responsabilidade de salvar vidas. Isso também impactou os cenários econômico, educacional, fiscal e cultural(…). É preciso adotar políticas para a retomada do crescimento econômico, para recuperar o aprendizado perdido pelos estudantes, para preservar a saúde fiscal dos municípios, para geração de empregos, atração de novos negócios, dentre tantos outros. E por isso gostaríamos de reforçar: vocês não estão sozinhos nesta jornada.”

Índice das cidades mais empreendedoras

Para compilar e lançar o índice das cidades mais empreendedoras do Brasil, a Enap e a Endeavor analisaram os 100 maiores municípios brasileiros.

Em suma, o planejamento do índice teve foco em três públicos bastante específicos: gestores públicos, empreendedores e cidadãos. Dessa forma, o Índice de Cidades Empreendedoras tem fácil compreensão e se consolida como um importante instrumento para impulsionar o poder transformador do empreendedorismo.  

Metodologia

O Índice de Cidades Empreendedoras 2020 envolveu a análise das 100 cidades mais populosas do Brasil. Assim, todos os estados foram representados pelo menos por suas capitais.

Como já era esperado, o estado mais representativo na amostra é São Paulo, com 28 cidades.

As cidades mais empreendedoras do país e da RMC

Como já se esperava, São Paulo aparece no topo da lista, sendo a cidade mais empreendedora do país. Florianópolis (SC) e Osasco (SP), ocupam a segunda e a terceira colocação no índice das cidades mais empreendedoras do país.

As cidades do estado de São Paulo ocupam 16 das 20 melhores posições em infraestrutura, refletindo boas posições em vários indicadores.

A cidade de Campinas ocupa a 12ª colocação no índice das cidades mais empreendedoras do Brasil. Aparecem antes dela, Curitiba (PR) e Rio de Janeiro, que ocupam a 11ª e a10ª posição respectivamente.

Não surpreendentemente, Campinas tem cinco parques tecnológicos, sendo dois em fase de implantação e três em operação. Um desses parques está dentro da Unicamp: trata-se do Inova, cuja missão é conectar a comunidade acadêmica a empresas, ampliando o valor gerado pelas pesquisas.

“As inovações apresentadas pelas empresas que alimentam a competitividade e, consequentemente, geram maiores lucros para aquelas que mais se destacam, depende também da necessidade de que as cidades sejam capazes de combinar fatores de inputs e outputs para o desenvolvimento de inovações, criando um ambiente inovador para os empreendedores”.

Para acessar o índice e saber mais, clique aqui.


Foto: divulgação.