Anos de esquerda e a falência da Califórnia

Anos de esquerda e a falência da Califórnia

A Califórnia está com problemas. Elon Musk colocou holofote nisso. Confira o que o Instituto Mises falou sobre os resultados de anos de governo de esquerda no estado americano.

Por Redação em 17/01/2021

A Califórnia talvez seja o estado mais unipartidário (de esquerda) dos EUA. Todas as eleições estaduais foram para um democrata na última década, e os democratas têm uma supermaioridade na legislatura estadual. Ou seja, não existe uma oposição republicana significativa e o que quer que os democratas queiram, eles conseguem.

Não é de surpreender que a governo da Califórnia seja totalmente de esquerda.

Na maior parte do tempo observei a Califórnia de longe. Entretanto, minha vida tomou um rumo diferente há alguns anos atrás, e ela tornou-se a minha nova casa. Casei com uma enfermeira reformada de Sacramento em 2018, e devido a problemas de saúde da sua filha, ela ela teve permanecer na mesma cidade.

Viver e trabalhar na Califórnia ofereceu-me a oportunidade de observar de perto os efeitos do progressivismo, e tem sido uma experiência interessante. A comparação da Califórnia com Maryland (apesar de Maryland também ser progressista) faz a primeira parecer quase um estado soviético.

Sindicatos e funcionários públicos que inflam os gastos do Estado

Os sindicatos que representam os funcionários do governo tem um grande peso a legislatura. Como resultado, os salários, benefícios e pensões para esses trabalhadores estão sobrecarregando cada vez mais os orçamentos do Estado. Entretanto, o estado continua a marchar política e economicamente na direção progressiva, como se as leis da economia não tivessem importância.

Roubos abaixo de R$ 5.000,00 não merecem tanta atenção

Inegavelmente, um dos maiores absurdos feitos pela legislatura da Califórnia foi descriminalizar o roubo: desde que os ladrões levem menos de $950 de mercadoria (pouco mais de 5.000 reais).

Um roubo de $949 reais, por exemplo, foi reduzindo a um delito de grau menor, uma vez que os procuradores progressistas da Califórnia não gostam de ser incomodados por pequenos criminosos. Como resultado. bens de consumo são muito mais difíceis de encontrar nas lojas da Califórnia do que se poderia esperar noutros locais.

Além disso, as leis trabalhistas draconianas da Califórnia implicam, por exemplo, em o Walmart ter menos empregados. Por isso, se eu quiser comprar algo que poderia facilmente comprar em Maryland, tenho de esperar muito tempo e muitas vezes vou-me embora porque não há ninguém disponível para abrir a caixa de vidro onde estão as mercadorias. No entanto, mesmo com as caixas de vidro, as perdas por roubo em lojas na Califórnia são enormes, afinal o estado a favor do roubo encorajara pessoas a pegar itens e sair na surdina.

A esquerda odeia o grande empresário, mas é o pequeno que ela mata

O progressivismo é uma filosofia utópica fracassada e que leva ao fracasso especialmente dos empreendedores de micro, pequeno e médio porte.  Se os eleitores e políticos da Califórnia não compreenderem agora a crise atual e como ela surgiu, provavelmente nunca compreenderão. Em vez disso, veremos a marcha contínua para a perdição à medida que os políticos da Califórnia se recusarem a reconhecer que estão matando os gansos que põem os ovos de ouro.

Para ler a matéria completa, clique aqui.


Foto: Tim Mossholder.