Anitta esteve no primeiro lugar do Spotify por fraude no algoritmo, diz site

Anitta esteve no primeiro lugar do Spotify por fraude no algoritmo, diz site

Fãs usaram técnicas para que de repetição para levar "Envolver" ao primeiro lugar.

Por Redação em 14/04/2022

Anitta teria chego ao primeiro lugar do Spotify com ajuda de fraude no algoritmo, segundo o site Rest of the World.

A cantora chegou ao Top Global com a música “Envolver” no dia 25 de março de 2022.

Anitta e a fraude para driblar exigências do Spotify

No dia 14 de março do mesmo mês, um perfil oficial da cantora retuitou um seguidor que ensinava, passo a passo, como criar mais de uma conta e elaborar playlists em que “Envolver” tocaria várias vezes, ao longo de horas.

Era uma estratégia perfeita para driblar as exigências do Spotify – por exemplo, se você só clicar na música e apertar o botão de “repetição”, os algoritmos conseguem detectar e não contabilizam o play.

Foi como um rastilho de pólvora: o site Rest of the World identificou mais de 100 playlists com nomes como “Envolver #1”, “Stream Envolver”, “Envolver stream party”, and “Envolver 20x”.

Muitas delas diziam na descrição que o objetivo era levar Anitta ao topo e algumas traziam instruções como “toque uma vez por dia, não deixe no modo aleatório e aumente o volume”.

Também é preciso levar em conta que as várias celebridades que fizeram propaganda da música e o simples fato de estar entre as mais ouvidas aumentaram organicamente a procura por ela.

Carreira internacional

A Folha de São Paulo verificou que, segundo os dados do próprio Spotify, a grande maioria dos ouvintes de Anitta eram do Brasil. Entretanto, a cantora lançou “Envolver” especificamente com o objetivo de consolidar uma carreira internacional.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Alexander Shatov@alexbemoreAlexander Shatov