Análise da concorrência – 4 Insights rápidos

Análise da concorrência – 4 Insights rápidos

Análise da concorrência: apenas observar seu concorrênte nas redes pode te dar insights valiosíssimos. De graça. Confira como.

Por Redação em 10/05/2021

Análise de concorrência é essencial: profissionais de marketing experientes conhecem seus concorrentes por dentro e por fora. Confira os alguns dos principais insights que as métricas de tráfego do site de seus concorrentes podem revelar.

Começando a análise da concorrência

Quem está realmente na frente da competição?

Se você escolher os concorrentes para comparação com base na visibilidade da marca, participação de mercado estimada ou frequência de aparições nas mídias, pode estar perdendo os concorrentes que estão mais fortes no mundo online. Analise as fontes de tráfego das empresas e descubra qual concorrente atrai mais tráfego direto: é um sinal claro do alto nível de reconhecimento de marca on-line.

Quais tendências sazonais você pode ter deixado passar?

Analise as fontes de tráfego em dinâmica ao longo dos últimos anos. Descubra o mês de pico de seu principal concorrente (por número de visitas ao site), compare se for o mesmo mês para outros jogadores do setor e tente entender as razões por trás desse aumento. Repita o mesmo procedimento para o período de quedas.

Seus concorrentes estão competindo pelo mesmo público-alvo?

Não é uma questão de quem eles querem atingir – queremos saber quem eles realmente acertam.

Por exemplo, você vê que seu principal concorrente tem mais de 9% de sobreposição com maioria das empresas, e compartilha cerca de 20% com uma delas. Continue pesquisando o desempenho do site desse domínio mais próximo. Eles têm uma alta porcentagem de sobreposição do público com o seu site? Existe algo que você possa aprender do mix de marketing deles?

Dependendo de suas metas, poderá aumentar o número de veiculações na mídia que compartilha com seu concorrente (se quiser conquistar o público dele) ou tentar evitá-la no futuro (para diferenciar o seu público).

O seu concorrente se comunica melhor com o público-alvo do que você?

O que o público quer, também uma marca deveria querer ter em seu site. Se isso não acontecer, os usuários vão sair do seu site sem converter. Simples assim. Portanto, compare a duração média da visita e a taxa de rejeição dos sites de seus concorrentes com as suas. Você pode querer obter as sessões mais longas possíveis e uma taxa de rejeição próxima de zero, mas tente ser realista com suas expectativas e ter metas possíveis de alcançar em mente.

Os canais mais quentes valem o hype (e o esforço)?

Não tire conclusões precipitadas – se você descobrir que seus concorrentes estão negligenciando as mídias sociais, isso não significa que eles nunca se preocuparam em criar uma comunidade. Pode ser que eles tenham tentado várias vezes e perceberam que esse canal não traz o retorno desejado . Compare vários períodos temporais e não despreze os erros de outras empresas.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Glen Carrie.