“O Brasil está mudando de mãos”. A afirmação vem é do Prof. Stephen Kanitz em um artigo intitulado: Agronegócio elegeu Bolsonaro. A súbita polarização na política deve estar assustando muita gente, declara ele. E não é que ele pode ter razão?
Segundo ele, nos últimos 30 anos, as indústrias, os sindicatos, os trabalhadores de chão de fábrica e as grandes cidades perderam poder dia após dia. “Os industriais estão cada vez mais falidos e subsidiados”, diz ele. No contraponto, quem está crescendo e ganhando é o agronegócio que atinge a marca de 25 % do PIB nos dias de hoje. Há dez anos, não passava de 10%.
A eleição de Bolsonaro foi clara. Em cidades prioritariamente agrícolas, Bolsonaro estouro a boca do balão, apontando altos índices de simpatizantes. E quando eleito ele fez o que? Ao invés que correr e colocar um coleguinha político, foi logo nomeando técnicos do setor. A Ministra da Tereza Cristina é engenheira agrônoma, por exemplo.
Leia também
E quem vai eleger os próximos presidentes do Brasil? Com toda a organização que vem sendo feita, certamente será a bancada ruralista. “E em mais quatro ou cinco anos, a agricultura terá provavelmente o poder político que merece, elegerá quem quiser, com ou sem Bolsonaro candidato em 2022”, afirma ele.
Confira o artigo na íntegra no blog do Prof. Kanitz.
Fotos: Jaelson Lucas/AEN.