Afinal, o que é Big Data?

Afinal, o que é Big Data?

De acordo com o Canaltech, “Big Data é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados de grande variedade”, muito utilizado na consultoria empresarial.

Por Redação em 05/02/2021

Então, vamos lá: em algum momento da vida você já se deparou com um termo que não sabia o que era? Hoje em dia, muitas pessoas ainda não sabem o que é Big Data, por exemplo. É por isso que nós do altavista.news, juntamente com a equipe do Canaltech, explicaremos a seguir, isso pra você.

De acordo com o Canaltech, “é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados de grande variedade”.

Contudo, para que isso aconteça, são necessárias soluções específicas para Big Data que permitam que os profissionais de TI (tecnologia da informação) possam trabalhar com informações “não-estruturadas” a uma grande velocidade.

Um dos fatores mais importantes na definição das estratégias de marketing, por exemplo, são as ferramentas de Big Data.

Dessa forma, torna-se possível aumentar a produtividade, por exemplo, e assim também reduzir custos. Outra dado bastante relevante é que com essas informações torna-se possível a tomada de decisões em negócios mais inteligentes.

Muitos dados em um curto espaço de tempo

Geralmente as soluções de Big Data são feitas para lidar com um grande volume de dados não-estruturados. Isso significa que esses dados não têm relação entre si, assim como também não tem uma estrutura definida.

Como exemplo podemos citar: posts no Facebook, vídeos, fotos, tweets, geolocalização, comportamento, entre outros.

Em teoria, somente humanos conseguem analisar dados não-estruturados. Por outro lado, você pode facilmente colocar dadaos estruturados em uma tabela do Excel, por exemplo, pois eles possuem regularidade entre si.

As chamadas “ferramentas comuns” funcionam muito bem na análise de dados estruturados. Exemplo disso são os preços dos supermercados de uma região. Em contrapartida, elas não são capazes de analisar dados não-estruturados.

As ferramentas de Big Data não devem só dar conta da grande quantidade de dados variáveis, mas devem fazer isso com uma grande velocidade.

Suas ferramentas de armazenamento diferem das ferramentas usadas para armazenar dados comuns.

“Ao contrário dos bancos de dados comuns, os bancos usados no Big Data devem ter elasticidade, pois precisam suportar não só grandes volumes, mas grandes volumes que crescem muito em pouco tempo. Eles também precisam ser flexíveis para aceitar vários tipos de mídias”, cita o Canaltech.

Os 5 Vs do Big Data

Você pode definir os principais aspectos do Big Data em cinco Vs.

Neste caso estamos falando de: Volume, Variedade, Velocidade, Veracidade e Valor.

Os aspectos de Volume, Variedade e Velocidade, referem-se à grande quantidade de dados não-estruturados que devem ser analisados a uma grande velocidade.

Enquanto o V de Veracidade está relacionado as fontes e a qualidade dos dados, pois eles devem ser confiáveis, o V de Valor é relacionado aos benefícios que as soluções da análise de dados vão trazer para uma empresa.

Soluções

A companhia aérea Delta identificou, via Big Data, que uma das maiores preocupações de seus clientes estava relacionada com as bagagens. Tendo essa informação, criou um recurso no aplicativo da própria companhia que ajuda os viajantes a rastrear suas malas, o Track My Bag.

Recentemente, a Microsoft anunciou uma parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais para realizar pesquisas que podem ajudar a prever engarrafamentos com até uma hora de antecedência.

O governo também pode se beneficiar muito da análise de dados na hora de tomar decisões. Por exemplo, gurante a epidemia de gripe suína, uma equipe da Telefônica usou dados da rede de celulares para entender como as pessoas estavam se locomovendo durante o surto da doença. Suas descobertas ajudaram a validar ações do governo para combater a crise.

A wconnect é líder nacional em big data para inteligência de negócios. Usando a base de dados é possível correlacionar um volume muito grande de dados e encontrar informações úteis para o negócio.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


Foto: Campaign Creators.