Educação

A transformação digital na educação

A transformação digital da educação tem sido discutida mundo afora, pois o mercado necessita de uma mudança disruptiva no setor. A chegada da pandemia acelerou ainda mais este processo.

De acordo com Cezar Taurion, da VP de Estratégia e Inovação da Cia Técnica, por incrível que pareça, o setor da educação é bem conservador e um dos menos inovadores. “O grande desafio das sociedades é saber para quais profissões preparar as pessoas. Uma criança de dez anos irá trabalhar em profissões que nem sabemos quais são, pois muitas ainda não foram inventadas. E muito provavelmente, em sua carreira profissional, atuará em diversas profissões”.

Desta maneira, a educação não pode formar profissionais para funções das quais ainda não sabemos por quanto tempo permanecerão ativas no mercado de trabalho, e é aí que a transformação digital na educação se torna importante.

Embora cada indivíduo absorva e processe a aprendizagem de uma maneira particular, o atual sistema de educação ainda impõe um único modelo de ensino. “A educação precisa e vai mudar. A Inteligência Artificial ajudará nesse processo, mas o mais importante é que todos os atores envolvidos estejam sintonizados com o potencial e limitações da tecnologia, e a usem de forma inovadora, para redesenhar o atual modelo”, aponta o consultor.

O digital na educação

De acordo com artigo do Portal Neofeed, muitos países já estão investindo no estudo de novos formatos para os sistemas educacionais. O mundo digital e a inteligência artificial certamente serão grandes aliados nesse processo. As edtechs, startups que criam soluções inovadoras para educação, ganham cada vez mais espaço. De acordo com a Software & Information Industry Association (SIIA; Associação da Indústria de Software e Informação, em tradução livre), o mercado de edtechs nos EUA gira em torno de US$ 8,4 bilhões. Enquanto isso, no Brasil já existem cerca de 450 startups de educação.

A pandemia

A pandemia de coronavírus, causada pelo vírus chinês, obrigou escolas e universidades a assumirem o digital como a única alternativa viável para manter os estudos, mesmo que remotamente. “A transformação digital da educação está batendo às portas. Veremos um processo de disrupção em um dos setores que menos inovam”.

Para ler o artigo de Cezar Taurion na íntegra, clique aqui.


Foto: Jeshoots.com.

Por
Redação

Últimas notícias

O Brasil tem um “pré-sal verde” a explorar

Brasil tem "pré-sal verde" na Amazônia: 210 bilhões de litros/ano de biocombustível em áreas degradadas…

18 de abril de 2024

Baita Aceleradora: uma década de Inovação com Propósito

A Baita Aceleradora celebra uma década de sucesso, destacando-se por seu portfólio diversificado e compromisso…

5 de março de 2024

GFANZ e BNDES apoiam o Financiamento Climático no Brasil

GFANZ e BNDES lançam iniciativas para financiar projetos climáticos no Brasil. Plataforma de Transição Climática…

28 de fevereiro de 2024