Saúde Digital

Aqui vamos falar sobre a repercussão do uso de novas tecnologias na saúde das pessoas e as mudanças que estão ocorrendo no segmento da saúde devido aos impactos de tecnologias como blockchain, big data, inteligência artificial e IoT.
A Saúde Digital está evoluindo em todo o mundo

A Saúde Digital está evoluindo em todo o mundo

A wconnect está desenvolvendo uma carteira digital de saúde. É um passo considerável para a evolução da saúde digital no mundo.

Por Redação em 08/12/2021

Um fato sobre a pandemia é que ela acelerou alguns setores econômicos da sociedade. Entre os mais beneficiados estão o setor de tecnologia da informação e o da saúde. A saúde digital está evoluindo em todo o mundo, por exemplo. 

Mas nem sempre uma inovação é vista com bons olhos.

Quando a Apple lançou o ipad, muitas pessoas questionaram a capacidade criativa de Steve Jobs. Só não lembraram da capacidade disruptiva dele. Hoje alguém consegue se imaginar sem um tablet ou smartphone? Foi isso o que ele criou, essa necessidade de algo que as pessoas nem sabiam que precisavam.

“Com a saúde digital vai ser mais ou menos assim. Estamos criando algo que as pessoas ainda não sabem que precisam, mas que logo logo jamais poderão imaginar viver sem ela”, explicou Maurício Conti, founder wconnect.

Saúde digital no mundo e o Simples Id

A wconnect, startup sediada em São Paulo (SP), está desenvolvendo uma carteira digital de saúde. Mas antes de chegar neste conceito, criou a plataforma Simples Receita.

A Simples Receita já havia mudado definitivamente a relação entre médicos e pacientes. Isso porque eles realizavam atendimento via telemedicina e a receita médica, mesmo para medicamentos controlados, era emitida e registrada utilizando a tecnologia de blockchain.

A partir disso, a empresa evoluiu a ideia e criou o Simples Id.

Utilizando a tecnologia de blockchain, a wconnect desenvolveu um sistema de carteira digital de saúde. Mas o que isso significa?

Bem, com o acesso seguro à carteira digital, os clientes conseguem reunir todos os dados médicos, hospitalares, exames laboratoriais e outras informações relacionadas ao seu histórico de saúde. 

Em outras palavras, chega de pastinha com a documentação médica impressa. 

E já que a interoperabilidade de sistemas de saúde no Brasil ainda não é uma grande referência, o paciente não tem mais com o que se preocupar.

O Simples Id segue a Lei Geral de Proteção de Dados, pois quem tem o domínio do seu dado médico é o paciente e não o hospital ou o laboratório.


Para saber mais sobre o Simples Id, clique aqui


Foto: Greg Rakozy