A Pirâmide de Maturidade do Marketing de Conteúdo foi desenvolvida pela Barões Digital Publishing. Ela divide o marketing de conteúdo em 4 etapas: content marketing, blogs, branded content e brand publishing. As primeiras etapas são mais básicas e as últimas requerem maior expertise. Analisaremos cada uma destas etapas a seguir:
A base da Pirâmide de Maturidade do Marketing de Conteúdo: Content Marketing
Esse é o estágio inicial e toda marca já teve, mesmo inadvertidamente, esse tipo de experiência. Trata-se daquele momento em que a empresa passa a tomar ações básicas de marketing, como criar uma página no Instagram.
Potencialmente, tudo é Content Marketing. Um post ou um e-mail podem ser considerados content marketing. Até mesmo uma “isca de conteúdo” (vale a observação que este termo é desprezado pela Barões por ser considerado pejorativo e dar a ideia de uma “armadilha” para os menos avisados).
Blog
Esse é um passo acima das ações fragmentadas de content marketing. As ações começam a ter uma lógica linear. Normalmente, a marca se posiciona junto a indivíduos e influencers. Os blogs também costumam estar associados a ações de geração de leads e são muito auto-referentes. Por terem uma estrutura muito simplificada, é muito difícil criar sub-canais.
Ter um blog integrado ao site institucional não necessariamente gera uma boa experiência para o usuário (afinal, não oferece uma usabilidade de consumo de conteúdo em nível profissional). No longo prazo, não se faz marketing digital de peso apenas com isso e postagens nas redes sociais.
Branded Content
Em última análise, Branded Content é a utilização de mídia paga (paid media). Ou seja, o bom e velho informe publicitário Pode ser ótimo para gerar awareness, mas não é ainda uma campanha de marketing digital de peso. Até porque, quando acaba o contrato entre as partes, na maioria das vezes, o conteúdo sai do ar. A marca, embora obtenha uma boa visibilidade, geralmente não tem acesso aos detalhes sobre que público atingiu nem sobre como ele reagiu.
Leia também
O topo da Pirâmide de Maturidade do Marketing de Conteúdo: o Brand publishing
É o topo da pirâmide. O Brand Publishing que já percorreram os demais estágios da pirâmide. Nesse estágio, a empresa se torna uma publisher especializados em seu segmentos (seja B2B ou B2C). Ela se posiciona como produtora e curadora de informações, notícias, opinião e conteúdo educativo.
Para atingir e se manter nesse patamar, é preciso ter um plano editorial consistente e de longo prazo, que permita a evolução da plataforma com uma produção constante e eficiente de conteúdo.
O inconveniente do brand publishing é que essa estratégia não é para qualquer marca. A empresa precisa ter autoridade técnica e comercial em seu território e uma uma equipe de comunicação madura, que saia da zona de conforto da mentalidade de anunciante.
Para ler a matéria completa, acesse o site Brand Publishing Brasil.
Foto: Campaign Creators