A perseguição religiosa (antiga e atual) em países socialistas

A perseguição religiosa (antiga e atual) em países socialistas

Regimes socialistas praticaram e ainda praticam perseguição religiosa. Religiosos eram fuzilados ou encarcerados na antiga URSS. Hoje, são enviados para "centros de reeducação" na China.

Por Redação em 07/01/2022

A perseguição religiosa é comum em países socialistas. Houve cerceamento do direito de culto em literalmente todos os países tomados pelo socialismo enquanto a antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas existia.

No livro Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel, Marx afirma que “a religião é o ópio do povo”. De acordo com a ideologia, as religiões organizadas seriam uma ferramenta de continuidade da opressão da classe trabalhadora pelas classes dominantes.

Na União Soviética, a perseguição aos cristãos sob a doutrina marxista-leninista de ateísmo era uma política de Estado. O ataque contra a religião nos países do Pacto de Varsóvia foi inspirado na ideologia marxista-leninista que sustentava o “ateísmo militante”, uma doutrina que defendia a abolição da religião e a propagação do ateísmo.

A perseguição religiosa na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas

Lenin tinha um discurso, no começo, de tolerância religiosa. Entretanto, sob seu governo todas as propriedades da Igreja (incluindo mosteiros, obras sociais e até itens da liturgia) foram nacionalizados sem compensação. Sacerdotes, monges e freiras, especialmente os que se opunham ao regime, foram levados para o Gulag e muitos foram executados.

Das quase 1.200 igrejas católicas que existiam em 1917, apenas duas ainda estavam ativas em 1941. Em 1926, não haviam mais bispos católicos romanos na URSS.

Os fiéis eram fuzilados ou enviados para campos de trabalho forçado ou para hospitais psiquiátricos para “tratamento”.

As escolas paroquiais e milhares de igrejas de todas as denominações cristãs foram fechadas ou transformadas em Museus do Ateísmo. O ensino da religião para menores de idade foi proibido e os estudantes eram incentivados a denunciarem os pais que mantinham sua fé.

A partir de 1964, estudantes universitários eram obrigados a fazer um curso intitulado “Fundamentos do Ateísmo Científico”.

Como o governo russo lida com isso?

“Documentos revelam que os católicos — padres e leigos — foram sistematicamente e implacavelmente espionados, presos, encarcerados em campos de trabalho, torturados e mortos”, diz Yury Avvakumov, professor de Teologia em Notre Dame. Ele ressalta que, mesmo com os registros históricos, a história da perseguição soviética é pouco difundida na Rússia.

“Arquivos referentes à história de perseguições pelo regime soviético estão se tornando cada vez menos acessíveis”, afirma Avvakumov. “Há uma clara tendência na Rússia contemporânea de negar as horríveis dimensões das perseguições comunistas e apresentar a história soviética sob uma luz idealizada”, acrescenta.

Anna Abrikosova

Anna Abrikosova, fundadora das Irmãs Religiosas da Ordem Terceira de São Domingos, foi presa pela OGPU (Obyedinyonnoye Gosudarstvennoye Politicheskoye Upravleniye, também chamada de Direção Política Conjunta do Estado, predecessora da NKVD e da KGB).

Ela passou vários anos na prisão e trabalhou em um campo de trabalho forçado durante oito anos até falecer em 23 de julho de 1936. Hoje, Anna é agora reconhecida como uma Serva de Deus pela Igreja Católica.

Cuba

Em 1992, uma emenda à Constituição mudou a natureza do Estado cubano de ateísta para laico.

O governo cubano permite o casamento religioso somente após o casal ter completado um ano de casamento no civil. Livros cristãos só podem ser importados e distribuídos por grupos religiosos registrados e monitorados pelo governo cubano.

Momento atual

Na China, muçulmanos, principalmente, são enviados para “campos de reeducação”. É proibido baixar uma Bíblia online.

Na Coréia do Norte, supostamente, há uma igreja (em todo o país). Mas refugiados que conseguiram escapar afirmam claramente que isso é uma fachada e que religiosos são perseguidos.

Um dos motivos pelos quais socialismo e religião são incompatíveis pode ser o fato de que, conforme Jesus disse, “é impossível servir a dois senhores.”

Nenhum governante autoritário quer concorrência no que diz respeito a obediência ou quer ser questionado quanto a se seus atos estão de acordo com a Bíblia. Além do mais, “não furtarás” implica respeitar a propriedade privada do outro – e os únicos que tem poder sobre meios de produção, terras e prédios em um país completamente socialista são os membros do partido.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Reprodução/YouTube.