“A mente criminosa” segundo Stanton Somenow

“A mente criminosa” segundo Stanton Somenow

O renomado psicólogo americano Stanton Samenow reuniu no livro “A Mente Criminosa” o resultado de mais de quarenta anos de estudo do comportamento criminal.

Por Redação em 21/09/2020

O Portal Brasil Sem Medo entrevistou Stanton Somenow, renomado psicólogo clínico e autor de “A mente criminosa”. O livro, recém assinado pela Vide Editorial, acabou de ser lançado e está chegando ao Brasil este mês.

Primeiramente, o americano Stanton Samenow reuniu neste livro o resultado de mais de quarenta anos de estudo do comportamento criminal.

De acordo com a entrevista, é comum acreditar que os criminosos agem de maneira agressiva porque possuem doenças mentais, não conhecem o certo ou o errado, ou têm impulsos incontroláveis, por exemplo.

Contudo, o livro apresenta uma visão profunda dos padrões de pensamento e técnicas dos criminosos.

A realidade da mente criminosa

Nesse sentido, outro ponto bastante questionado é que eles podem agir desta forma por “por influências externas como pobreza, desestruturação familiar, pressão social e violência midiática”.

Embora o senso comum aponte para isso, em primeiro lugar é preciso ouvir os especialistas.

O Dr. Samenow passou anos identificando os padrões de pensamento e de ação da mente de infratores. Ele afirma que existe sim um tipo de personalidade criminosa.

Segundo ele a criminalidade não é fruto da desigualdade social, como muitos acreditam, mas sim de um tipo específico de personalidade.

“A condição ou inserção social não criam mentes criminosas. Desta forma, ninguém é forçado a ser criminoso. E antes de tudo, ninguém nasce criminoso”, relata.

A primeira edição em português do livro “A mente criminosa”, do psicólogo clínico Stanton Somenow, reúne estudos seus estudos em 345 páginas e já está à venda.

Conheça Stanton Somenow

Para quem não sabe, o doutor Stanton Somenow atua há 40 anos como pesquisador, médico, consultor e testemunho especialista em comportamento criminoso.

Também desempenhou papel de jurado independente em disputas adversas pela guarda de crianças e foi nomeado para três forças tarefas presidenciais sobre aplicação da lei, direito das vítimas e uma América livre de drogas.

Veja, a seguir, a entrevista na íntegra:

https://youtu.be/xdVJZtKERw0

Foto: divulgação/Vide Editorial.