A história do Waze, segundo seu ex-CEO, Noam Bardin

A história do Waze, segundo seu ex-CEO, Noam Bardin

Noam Bardin falou, em entrevista para o site NfX, sobre o surgimento e crescimento do Waze: da criação da varanda até o bilhão.

Por Redação em 27/06/2021

Noam Bardin, ex-CEO do Waze, falou sobre a história da empresa para o site NfX.

Noam contou a história passo a passo do crescimento da empresa, desde seus primeiros dias em 2008 com apenas 2.000 usuários ativos mensais, sendo adquirido pelo Google por US $ 1 bilhão em 2013, e atingindo 140 milhões de usuários ativos mensais, quando Noam deixou o cargo em fevereiro de 2021.

O Waze começou em 2006 como um projeto de código aberto de Ehud Shabtai, um dos fundadores, em 2006. Ele basicamente começou em sua varanda, e as coisas começaram a decolar. Os primeiros investimentos externos vieram em 2008 e Bardin entrou para a empresa em março de 2009, 3 meses depois que ela foi lançada como Waze, em Israel.

Noam Bardin entrou para o Waze numa época que parece ter passado há mil anos: o primeiro iPhone acabara de ser lançado e celulares não eram tão comuns quanto hoje

Bardin comentou que passou muito tempo com os fundadores no início. Chegou a um ponto em que eles disseram: “Olha, queremos que você se sinta um Fundador. E queremos que você aja como um fundador, e não como um CEO contratado.”

Você tem que se lembrar da hora também. Estamos em 2008. A Nokia era uma empresa dominante em telefones celulares e o Blackberry era o dominante nos Estados Unidos. E a Microsoft era um grande player no setor de telefones celulares. O primeiro iPhone tinha acabado de ser lançado. Você tinha que desbloquear seu iPhone para até mesmo instalar o software de navegação; Era um mundo muito, muito diferente de hoje. Eu nunca tinha instalado um aplicativo em nenhum dos meus telefones. Não havia lojas de aplicativos naquela época. O Waze foi o primeiro aplicativo que instalei. E instalar significava ativamente instalar e rodar o programa.

Noam Bardin

A empresa tinha cerca de 22 funcionários, havia lançado um serviço apenas em Israel. Na época, provavelmente havia cerca de 2.000 usuários ativos por mês. Surpreendentemente, em fevereiro de 2021, a empresa conta com cerca de 140 milhões de usuários ativos mensais, fazendo cerca de 36 bilhões de quilômetros rodados por mês em todos os países que você possa imaginar.

Portanto, em qualquer país onde as pessoas dirigem carros, hoje existe um mapa do Waze sendo construído. É um produto voltado para a comunidade, que literalmente cresce onde as pessoas querem que ele cresça.

Para ver a entrevista completa para o NfX, clique aqui.


Foto: Brett Jordan.