A ditadura judicial no Brasil

A ditadura judicial no Brasil

O site do jornal norte-americano The Epoch Times publicou um artigo sobre o que é apontado como a "ditadura judicial" no Brasil.

Por Redação em 25/01/2023

“Ditadura judicial” no Brasil. O título do artigo publicado recentemente no site do jornal norte-americano The Epoch Times, faz um alerta.

De acordo com o artigo, a justiça no Brasil é utilizada para perseguir quem tem opiniões políticas diferentes. Os juízes e procuradores agem como atores políticos, e não como agentes imparciais da justiça.

De acordo com o artigo, essa “ditadura judicial” tem sido particularmente evidente nas decisões controversas e, para alguns, ilegais, do Ministro Alexandre de Moraes. Como por exemplo, quando ele propõe prisão e censura de parlamentares. Também ao instaurar inquéritos que estão fora de sua alçada, de maneira monocrática e ex-oficio, por exemplo.

Ditadura judicial no Brasil: sim, nós temos!

O artigo argumenta que a “ditadura judicial” no Brasil tem apoio da mídia que tende a ser de esquerda e que tem uma visão distorcida da realidade. A criação de uma narrativa tendenciosa sobre os acontecimentos, e ampliando as acusações e as condenações sem provas concretas, por exemplo.

A situação descrita no artigo é preocupante e faz um verdadeiro alerta. Logo, a justiça deve ser imparcial e não deve ser usada como instrumento político. A independência do poder judiciário é fundamental para garantir a estabilidade e a confiança da sociedade em suas instituições. A perseguição de indivíduos por suas opiniões políticas é inaceitável e viola os princípios fundamentais de uma sociedade livre e democrática.

É importante notar que, como toda a imprensa, o The Epoch Times tem sua linha editorial e pode apresentar um viés em suas matérias, portanto, é importante ler e avaliar diversas fontes e perspectivas antes de se formar uma opinião.

Fonte: OpenAI e The Epoch Times.


Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil.