A angústia e depois saber que a Covid-19 tem tratamento

A angústia e depois saber que a Covid-19 tem tratamento

Antoine Saad conta uma história pessoal de angústia e depois de sucesso no tratamento da Covid-19 usando a profilaxia baseada em evidências.

Por Antoine Saad em 05/08/2020

Na terça-feira a angústia tomou conta de mim, como nunca tinha sentido.

Vou contar como isso aconteceu.

Faz 140 dias que estamos em situação de pandemia. No início foi por 15 dias. Depois foram prorrogando e estamos nós até hoje, cada vez mais a situação se complicando, afinal ninguém conhecia e pouco se conhece esta doença, Covid-19.

Tratamento comprovado cientificamente nenhum até hoje. Mas a Covid-19 tem tratamento usado com sucesso baseados nas evidências. Nestes eu acredito, explico mais a frente o porquê.

O motivo da minha angústia foi pela notícia que recebi através do meu filho. Ele fez um teste de Covid-19 na minha esposa e, para nossa surpresa, deu positivo.

Eu fiquei chocado, sem saber o que falar por uns instantes. Como eu vinha ligando para a clínica que ela encontra-se internada, sempre respondiam que estava bem, sem febre e oxigenando até 98%, ficava tranquilo.

Voltando no tempo, faz uns 20 dias que ocorreu um caso de contaminação pelo Covid-19, o vírus chinês, na clínica. A interna foi isolada e levada para internação imediatamente, e no momento já teve alta.

Com este acontecimento, o médico responsável pela clínica resolveu fazer um tratamento profilático, preventivo, em todos os internos. 40 pessoas com níveis de risco gravíssimo, o resultado estava sendo ótimo, ninguém apresentou sintomas.

Este é o motivo que acredito nos tratamentos baseados nas evidências. Era para ter muitos internados em estado grave, pois todos são de grupo de risco altíssimo. Se o meu filho não fizesse o teste não estaríamos sabendo. Ela está assintomática, o tratamento não evita a contaminação, mas quando chega ela vem de forma mais branda.

Consultei o médico da família, que já está familiarizado com o tratamento da Covid-19. Imediatamente pediu uma tomografia e vários exames de sangue, entre eles a sorologia. Na tomografia deu muito pouco vidro fosco na base do pulmão e a sorologia deu que ela está com muitos anticorpos e pouco vírus, na fase final da doença.

Acontece que esta doença deixa sérias lesões, que acabam complicando outros órgãos, por isso ela foi medicada imediatamente, conforme o protocolo de Madri.

Ainda não tomou corticoide, mas está tomando anticoagulantes, corretamente, pois o exame de sangue deu um resultado alterado para coagulação Ela está bem e continua assintomática, vai fazer outra tomografia e exames de sangue amanhã.

Eu sou do grupo de risco, sempre me preocupando com o isolamento e o distanciamento social. Mas, conforme foi passando o tempo, o meu psicológico foi ficando mais afetado. Assim encontra-se até hoje: me preocupo comigo e com ela, principalmente, em função do alto risco dela. Confesso que cheguei a pensar que era o fim depois desta contaminação.

Mas somos uma família, tivemos toda assistência dos meus filhos, que prontamente providenciaram a autorização dos exames e a locomoção para fazer os exames. Amanhã também farão o mesmo procedimento.

E saibam vocês que a Covid-19 tem tratamento sim.

Agradeço muito a Deus pela família que tenho, peço que Deus os abençoe e os proteja.

Amém.

*Antoine Saad é empresário em Mato Grosso.


Foto: Jr Korpa.

TAGS Covid-19