9 mentiras de Al Gore, segundo juiz britânico

9 mentiras de Al Gore, segundo juiz britânico

Em 2009, o juiz Britânico Michael Burton apontou 9 mentiras ditas no Filme Uma Verdade Inconveniente pelo então candidato Al Gore. Ele classificou a obra como "alarmista e exagerado no apoio à sua tese política”.

Por Redação em 31/01/2022

Existem algumas mentiras no filme de Al Gore chamado Uma Verdade Inconveniente, segundo o juiz Micheal Burton.

O Juiz da Alta Corte de Justiça Britânica caracterizou o filme de Al Gore como “alarmista e exagerado no apoio à sua tese política”. O tribunal, respondendo a uma ação movida por um pai, disse que o filme é “unilateral” e não poderia ser exibido nas escolas britânicas, a menos que contivesse orientações para equilibrar narrativas.

O Juiz baseou a sua decisão em nove mentiras que aparecem no filme de Al Gore. Veja abaixo quais são.

O derretimento das geleiras na Groenlândia ou na Antártida fará com que o nível do mar suba cerca de 7 metros em um futuro próximo.

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) concluiu que o nível do mar pode subir até 7 metros, mas ao longo de milênios – e insiste nessa previsão. O IPCC prevê um aumento de 7 a 23 centímetros até 2100.

O Juiz disse que a alegação de Gore “não está em linha com o consenso científico”.

Os ursos polares estão se afogando porque eles estão tendo que nadar mais para encontrar gelo

O Juiz Burton observou que o único estudo que cita o afogamento de ursos polares (entre quatro deles) atribuiu a culpa pelas mortes a uma tempestade, e não a um eventual derretimento devido ao aquecimento global causado pela atividade humana.

O Comitê de Meio Ambiente e Obras Públicas do Senado norte americano, além disso, considerou que a população atual de ursos é de 20.000 a 25.000, bem acima dos 5.000 a 10.000 que havia nas décadas de 1950 e 1960.

O aquecimento global causou o furacão Katrina em 2005

“É senso comum que não há provas suficientes para demonstrar isso”, escreveu Burton em sua sentença.

Um artigo na revista New Scientist em maio de 2007 refutou o argumento do Katrina como sendo um “mito do clima”, já que é impossível estabelecer um vínculo entre um único evento climático e o aquecimento global.

“Encaixe perfeito entre CO2 e aumento de temperatura”

Gore afirmou que há “um encaixe perfeito” entre a temperatura e o CO₂. Entretanto, Burton aponta que a temperatura média global tem diminuído há cerca de uma década, mesmo quando os níveis de CO₂ continuam aumentando.

A neve no Monte Kilimanjaro está derretendo por causa do aquecimento global

O derretimento está em curso há mais de um século – muito antes dos jipões SUVs e dos aviões Jumbo – e parece ser o resultado de outras causas.

O Juiz Burton observou que os cientistas concordam que a fusão não pode ser atribuída principalmente a “mudanças induzidas pela atividade humana no clima”.

Lago Chade está desaparecendo por causa do aquecimento global

Lago Chade está sim perdendo água, e os humanos estão sim contribuindo para essas perdas. Mas os humanos que vivem nas imediações do lago é que são os “culpados”.

Burton cita fatores como o crescimento da população local, a super exploração e a variabilidade climática regional.

As pessoas estão sendo forçadas a evacuar atóis do Pacífico, ilhas de coral que circundam as lagoas, por causa da invasão das águas do oceano

Por sua própria natureza, os atóis são mais suscetíveis à subida do nível do mar. Mas Burton disse incisivamente em sua sentença que “não há evidência de qualquer evacuação como essa, posto que ainda não aconteceu nenhuma”.

Os recifes de coral estão sofrendo um clareamento e colocando os peixes em perigo.

Em sua decisão, Burton enfatizou a conclusão do IPCC de que o clareamento poderia matar recifes de coral – se estes não se adaptarem.

Um relatório divulgado este ano mostra que os recifes estão prosperando em águas tão quente como algumas pessoas dizem que as águas do oceano serão daqui a 100 anos. Burton também afirmou que é difícil separar o estresse dos recifes de coral do excesso de pesca ou de quaisquer mudanças no clima local.

Aquecimento global poderia interromper “as correntes transportadoras de calor nos oceanos”, provocando uma nova idade do gelo na Europa Ocidental

Mais uma vez, o IPCC discorda de Gore.

O juiz cita a conclusão do IPCC, de que “é muito improvável que as correntes transportadoras nos oceanos parem de funcionar no futuro”. O fato é que a compreensão científica sobre como funcionam as correntes permanece instável, evidenciando a falha na afirmação de Gore.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Reprodução/YouTube