Saúde Digital

Aqui vamos falar sobre a repercussão do uso de novas tecnologias na saúde das pessoas e as mudanças que estão ocorrendo no segmento da saúde devido aos impactos de tecnologias como blockchain, big data, inteligência artificial e IoT.
9 ideias para aliviar os sistemas de saúde

9 ideias para aliviar os sistemas de saúde

A preocupação com os sistemas de saúde roda o mundo. O Portal Academia Médica listou 9 ideias para aliviar os sistemas de saúde.

Por Redação em 18/10/2021

Não é de hoje que existe a preocupação com os sistemas de saúde pelo mundo, principalmente ao que se refere a superlotação de pacientes, informações e dados. É por isso que o Portal Academia Médica listou recentemente as 9 ideias para aliviar os sistemas de saúde.

De acordo com Fernando Carbonieri, médico, consultor e fundador da Academia Médica, ninguém mais aguenta pagar a conta da exacerbada inflação sobre a saúde.

E não se trata somente no Brasil, mas sim de todo o mundo. Esse assunto também foi pauta no Fórum Econômico Mundial.

A preocupação sobre como aliviar os sistemas de saúde está muito além do governamental. Empresas, executivos, Rh e medicina do trabalho também se revelam preocupados.

“Todos esses players que antes eram passivos a essa discussão começaram a se preocupar mais com a saúde populacional e os custos desse benefício, que é responsável por aproximadamente 12 a 14% dos gastos operacionais de grandes indústrias. E não para de aumentar”, explicou Fernando Carbonieri.

Como aliviar os sistemas de saúde?

Confira as 9 ideias de Carbonieri para aliviar os sistemas de saúde. Confira:

1. Trabalhar a parcerias entre setores

Sozinhos os gestores de saúde não podem fornecer os melhores resultados possíveis para a população. Dessa forma, parceria publico privada pode ser uma excelente alternativa.

2. Abordar os determinantes sociais da saúde

As condições nas quais as pessoas nascem, crescem, trabalham, vivem e envelhecem afetam sua saúde. É preciso que o acesso seja igual para todos aos serviços de saúde.

3. Priorizar os esforços para alcançar e manter a cobertura universal de saúde

É preciso garantir o acesso universal aos serviços básicos, o que significa boa saúde e garante que as pessoas não percam por suas doenças, acidentes ou deficiências.

4. Foco na promoção da saúde e prevenção de doenças

A prevenção é um excelente remédio. Se doenças são evitadas, não precisam ser tratadas. Desta forma, não superlotam os sistemas de saúde.

5. Fortalecer os serviços primários de saúde

Sabe-se que um forte setor de saúde primária aumenta o acesso aos serviços. Além disso, ajuda as pessoas a se manterem saudáveis.

6. Capacitar as pessoas e suas comunidades

Quando a comunidade escolhe um estilo de vida mais saudável, as pessoas que vivem nela se ajudam nesse sentido. Isso significa que todas as pessoas da comunidade, inclusive e principalmente as mais carentes, precisam de treinamento e acesso a saúde de qualidade.

7. Promover soluções baseadas em tecnologia

As soluções tecnológicas são capazes de facilitar a vida das pessoas em comunidade. É preciso adaptar a tecnologia a realidade local. Como fez a wconnect em São Paulo, criando a plataforma Simples ID. A plataforma mudou  a relação médico e paciente para melhor. Com ela, o paciente é atendido via telemedicina e sua receita médica é enviada para uma farmácia onde a compra do medicamento é realizada. No entanto, para garantir a segurança deste processo, a wconnect apostou no uso de blockchain para melhorar serviços que resultam em saúde para a população.

8. Maximize a relação custo / benefício

Quanto se tem gastos com saúde é preciso ponderar: isso gera valor ao dinheiro? A otimização da “assistência baseada em valor” exige que os governos invistam em serviços e sistemas de saúde essenciais. Por outro lado, ele deve otimizar o impacto dessas decisões tendo saúde sustentável.

9. Promover responsabilidade e engajamento

Um dos grandes desafios dos sistemas de saúde é a falta de transparência. Por isso existe a clara necessidade de políticas e regulamentações aprimoradas, garantindo assim a responsabilização e o envolvimento de todas as partes interessadas.

Para saber mais, clique aqui.


Foto: Camilo Jimenez.