Não é de hoje que existe a preocupação com os sistemas de saúde pelo mundo, principalmente ao que se refere a superlotação de pacientes, informações e dados. É por isso que o Portal Academia Médica listou recentemente as 9 ideias para aliviar os sistemas de saúde.
De acordo com Fernando Carbonieri, médico, consultor e fundador da Academia Médica, ninguém mais aguenta pagar a conta da exacerbada inflação sobre a saúde.
E não se trata somente no Brasil, mas sim de todo o mundo. Esse assunto também foi pauta no Fórum Econômico Mundial.
A preocupação sobre como aliviar os sistemas de saúde está muito além do governamental. Empresas, executivos, Rh e medicina do trabalho também se revelam preocupados.
“Todos esses players que antes eram passivos a essa discussão começaram a se preocupar mais com a saúde populacional e os custos desse benefício, que é responsável por aproximadamente 12 a 14% dos gastos operacionais de grandes indústrias. E não para de aumentar”, explicou Fernando Carbonieri.
Como aliviar os sistemas de saúde?
Confira as 9 ideias de Carbonieri para aliviar os sistemas de saúde. Confira:
1. Trabalhar a parcerias entre setores
Sozinhos os gestores de saúde não podem fornecer os melhores resultados possíveis para a população. Dessa forma, parceria publico privada pode ser uma excelente alternativa.
2. Abordar os determinantes sociais da saúde
As condições nas quais as pessoas nascem, crescem, trabalham, vivem e envelhecem afetam sua saúde. É preciso que o acesso seja igual para todos aos serviços de saúde.
3. Priorizar os esforços para alcançar e manter a cobertura universal de saúde
É preciso garantir o acesso universal aos serviços básicos, o que significa boa saúde e garante que as pessoas não percam por suas doenças, acidentes ou deficiências.
4. Foco na promoção da saúde e prevenção de doenças
A prevenção é um excelente remédio. Se doenças são evitadas, não precisam ser tratadas. Desta forma, não superlotam os sistemas de saúde.
5. Fortalecer os serviços primários de saúde
Sabe-se que um forte setor de saúde primária aumenta o acesso aos serviços. Além disso, ajuda as pessoas a se manterem saudáveis.
Leia também
6. Capacitar as pessoas e suas comunidades
Quando a comunidade escolhe um estilo de vida mais saudável, as pessoas que vivem nela se ajudam nesse sentido. Isso significa que todas as pessoas da comunidade, inclusive e principalmente as mais carentes, precisam de treinamento e acesso a saúde de qualidade.
7. Promover soluções baseadas em tecnologia
As soluções tecnológicas são capazes de facilitar a vida das pessoas em comunidade. É preciso adaptar a tecnologia a realidade local. Como fez a wconnect em São Paulo, criando a plataforma Simples ID. A plataforma mudou a relação médico e paciente para melhor. Com ela, o paciente é atendido via telemedicina e sua receita médica é enviada para uma farmácia onde a compra do medicamento é realizada. No entanto, para garantir a segurança deste processo, a wconnect apostou no uso de blockchain para melhorar serviços que resultam em saúde para a população.
8. Maximize a relação custo / benefício
Quanto se tem gastos com saúde é preciso ponderar: isso gera valor ao dinheiro? A otimização da “assistência baseada em valor” exige que os governos invistam em serviços e sistemas de saúde essenciais. Por outro lado, ele deve otimizar o impacto dessas decisões tendo saúde sustentável.
9. Promover responsabilidade e engajamento
Um dos grandes desafios dos sistemas de saúde é a falta de transparência. Por isso existe a clara necessidade de políticas e regulamentações aprimoradas, garantindo assim a responsabilização e o envolvimento de todas as partes interessadas.
Para saber mais, clique aqui.
Foto: Camilo Jimenez.