8 cursos para quem gosta de tecnologia

8 cursos para quem gosta de tecnologia

O site Guia da Carreira indicou 8 cursos de graduação para quem gpsta de tecnologia. Confira quais são e o que cada um ensina.

Por Redação em 03/10/2020

O site Guia da Carreira indicou 8 cursos de graduação para quem tem afinidade com tecnologia. Surpreendentemente, as vagas para trabalhar na área de TI superam em muito o número de candidatos qualificados.

Confira quais são os cursos de tecnologia:

1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Inúmeras empresas usam sistemas informatizados para executar atividades de venda, controle de estoque, fabricação de produtos ou gestão financeira.

Além disso, está cada vez mais difícil imaginarmos nossa vida sem programas de computador, aplicativos para celular e tablets.

São justamente os analistas de sistema que desenvolvem esses sistemas operacionais e softwares. Em síntese, o estudante Análise e Desenvolvimento de Sistemas conclui a faculdade com capacidade para se envolver em todas as etapas do desenvolvimento de sistemas, desde o planejamento até os testes finais.

2. Ciências da Computação

O curso de Ciências da Computação explora a fundo a fundamentação teórica por trás da linguagem de programação. Depois que conclui a faculdade, o estudante de ciências da computação está apto para desenvolver qualquer tipo de ferramenta de informática, desde os programas mais simples para gerenciar o fluxo de caixa até sistemas complexos de processamento de informações.

3. Engenharia da Computação

O aluno de engenharia da computação aprende a projetar e construir computadores e seus periféricos. Depois que conclui o curso, ele é capaz de criar sistemas que integram a parte física destas máquinas (hardware) com diversos programas computacionais (software).

Em suma, os engenheiros da computação são responsáveis por produzir novos equipamentos e máquinas que atendam às necessidades do mercado.

4. Engenharia de Controle e Automação

O curso de Engenharia de Controle e Automação é voltado principalmente para as atividades produtivas da indústria.

Desse modo, um engenheiro de controle e automação estuda mecânica, eletrônica e computação – e integra todas as áreas para criar sistemas automatizados que evitam desperdícios, enxugam custos e aumentam a capacidade produtiva.

5. Engenharia de Software

A Engenharia de Software desenha e programa softwares. Portanto, é necessário que o profissional dessa área domine diversas técnicas de computação, tais como linguagens de programação, base de dados, ferramentas, padrões, controle de qualidade, entre outros.

6. Jogos Digitais

Dentre os cursos da área de tecnologia, esse é um dos mais conhecidos. O profissional desta área cria jogos para computador, videogame, celulares, tablets, internet etc. O desenvolvedor de jogos não apenas participa da criação da parte computacional do game, mas também da criação de roteiro, regras, cenários e etc.

7. Sistemas de Informação

Quem trabalha com Sistemas de Informação administra o fluxo de tudo o que circula pela rede de computadores de uma empresa. Além disso, este profissional desenvolve sistemas de armazenamento e de recuperação de todos os dados produzidos.

8. Sistemas para Internet

Em síntese, o profissional dessa área planeja, desenvolve e gerencia diversos programas, aplicativos e interfaces para páginas na web. Não apenas ele participa da criação e manutenção de sites, mas também está apto para administrar blogs, portais, lojas virtuais ou qualquer outro tipo de página.

Para ler a matéria completa, acesse o site Guia da Carreira.


Foto: Markus Spiske.