75% dos brasileiros são contra o aborto, diz pesquisa

75% dos brasileiros são contra o aborto, diz pesquisa

“O Sr(a) é a favor da legalização do aborto em qualquer situação?” 75% dos entrevistados responderam que são contra o aborto e 19% disseram que são a favor.

Por Redação em 30/06/2020

O Instituto Paraná Pesquisas perguntou para 2071 pessoas das 27 unidades da federação: “O Sr(a) é a favor da legalização do aborto em qualquer situação?” 75,4% dos brasileiros entrevistados responderam que não, 18,8% disseram que sim e 5,8% não responderam.

Entre as mulheres, 70,7% se posicionaram contra a legalização e a porcentagem aumenta para 80,1% entre as que possuem apenas o ensino fundamental. As regiões Norte e Centro-oeste são as que possuem a maior porcentagem de pessoas contra – 82,3%. A região Sudeste é a com menor percentual de pessoas contra – 71%.

“Entre as mulheres, 71% se posicionaram contra o aborto.”

Também foi perguntado aos entrevistados se eles conheciam alguém que fez aborto e 61,7% afirmaram que não. Dentre as mulheres, especificamente, 61% responderam que não. A região onde mais pessoas afirmaram não conhecer ninguém que fez um aborto foi o Sul – 65,5%.

A pesquisa foi realizada por telefone no início de junho de 2019 com pessoas maiores de 16 anos. O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para dados gerais.
Atualmente, o aborto é legal no Brasil em casos de estupro, risco de vida para a gestante ou anencefalia da criança.

Para baixar a pesquisa em PDF, clique no botão abaixo:

Com informações do Instituto Paraná Pesquisas.


Foto: Carlo Navarro.