7 de setembro: que Manifestação é essa?

7 de setembro: que Manifestação é essa?

7 de setembro já foi considerada a data mais importante do calendário cívico brasileiro. Que este sentimento seja resgatado semana que vem.

Por Roberta Simões em 30/08/2021

Muitos são os questionamentos pelas pautas da Manifestação que acontecerá no próximo dia 7 de setembro. 

7 de setembro já foi considerada a data mais importante do calendário cívico brasileiro. Esse era o momento do ano onde os laços entre o cidadão e os seus símbolos patrióticos se tornavam íntimos.

Na minha época de escola, tínhamos aulas de música onde aprendíamos a cantar os hinos e também interpreta-los. Desde o hasteamento da bandeira, até o preparo para as comemorações da semana da pátria, o clima era de patriotismo. 

No quinto ano do ginásio, me lembro de ter me preparado junto ao coral da escola, para uma apresentação no Estádio do Pacaembú, em São Paulo. Iríamos cantar, além do Hino Nacional e Independência, a canção de Luiz Vieira “Preludio para ninar gente grande”. Me recordo bem da emoção que senti ao cantar junto dos meus colegas “Sou menino passarinho com vontade de voar” para a multidão do estádio que estava vestido de verde e amarelo, ao mesmo tempo que uma revoada de pássaros invadia o céu alaranjado do final de tarde. A sensação era de Orgulho, Pertencimento e Liberdade. 

Não celebramos mais o dia da independência como costumávamos fazer.

Estamos em 2021 e esse ano o povo brasileiro decidiu que irá celebrar o dia da independência nas ruas. Mas… por que agora? Qual a motivação que fará o brasileiro trocar o churrasco do feriado para vestir as cores da bandeira e cantar o hino?

A mídia de opiniões próprias, o clube dos antigoverno e muitos daqueles que desprezam os símbolos patrióticos, anunciam maliciosamente, que a manifestação ocorrerá para apoiar o Presidente, pedir intervenção militar, dissolver as instituições etc.  Tudo isso, em uma tentativa desesperada de desabonar evento e também de simplificar o momento politico turbulento que vivemos.  Chegam ao ridículo de classificar o evento como “Manifestação Antidemocrática”. 

Pois bem…na minha opinião nada disso é o que está realmente movendo o brasileiro a ir às ruas.

Temos visto nos últimos anos o sufocamento das nossas liberdades, a transgressão as nossas leis e nossa constituição. Temos vivenciado o surgimento de um Quarto Poder que se manifesta através da grande mídia, onde fatos deixaram de ser narrados dando espaço para opiniões, deturpações da realidade e pregações politico partidárias. Assim, aqueles que deveriam nos informar para podermos formar a nossa própria opinião, têm ditado o que devemos ou não falar e pensar. A liberdade de expressão e a livre manifestação do pensamento situados no artigo 5º da nossa Constituição estão virando miragem, a cada dia que passa.

O poder máximo da justiça do nosso país, já não nos inspira confiança. Aqueles que deveriam ser os guardiões da nossa constituição, transformaram a integridade dessas linhas em um texto casual e instável. As personas de “Vossas Excelências” que hoje aí estão, se assemelham mais a youtubers sênior ou algum personagem do “Poderoso Chefão” do que respeitáveis Ministros. Isso tem causado perplexidade ao cidadão brasileiro e uma perigosa sensação de desproteção.

Com tantas questões fundamentais sendo desprezadas, para a segurança do futuro do Brasil e do futuro dos nossos filhos e netos… o brasileiro decidiu se unir e protestar.

Portanto a pauta da manifestação do dia 7 de setembro será em defesa de nossa liberdade, nossos valores, da verdade e do cumprimento e funcionamento fidedigno das nossas instituições.

Todo aquele que estiver de acordo em defender esses valores e apoiar a vontade popular, será um parceiro muito bem-vindo! Seja o porteiro do prédio ou o Presidente da Republica. Afinal, o povo está exaurido de assistir sentado, do sofá, desmandos, mentiras e injustiças. 

O povo demanda que sua voz seja ouvida, seu trabalho valorizado, que sua pátria seja honrada, seus valores respeitados e que a liberdade e a confiança nas instituições sejam restauradas. 

O brasileiro quer exercer o patriotismo, quer pertencer a uma nação honrada digna do potencial e grandiosidade que tem esse país. O povo quer avançar, sem a maldição da corrupção, mas conscientes de que o caminho é laborioso e também moroso. Mesmo assim, queremos seguir em frente sabendo que a nossa batalha é cultural, moral e espiritual. Acreditando que o rumo certo foi definido quando tiramos a esquerda do poder há 3 anos. Porém temos a maturidade e a lucidez para reconhecer que o sistema que corrompeu esse país por décadas ainda pulsa em muitos setores e está se debatendo para sobreviver. 

Desta forma, fica claro que o que fará o cidadão ir as ruas em 7 de setembro de 2021 em um movimento que promete ser histórico: é demonstrar a todo o país e a todos os poderes da Republica que a justiça não é um jogo de apostas, que a Constituição Federal não é um livro de interpretação astrológica, e que a liberdade é um valor inegociável e que supremo… Somos Nós, o Povo.

Um povo que quer de volta o sentimento de Orgulho, Pertencimento e Liberdade.

*Roberta Simões é estilista, produtora de arte e conteúdo digital, entrevistadora do canal Versão Beta.


Foto: Ramon Buçard.