Radar

Escola de Cadetes do Exército abre 440 vagas

O Exército Brasileiro divulgou o edital do concurso da Escola de Cadetes do Exército: são oferecidas 440 vagas imediatas, sendo 400 para homens e 40 para mulheres. A remuneração pode chegar a R$7.315 mensais.

Para concorrer, é necessário: ter o nível médio completo ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio, ter idade entre 17 e 22 anos completos até 31 de dezembro do ano da matrícula (2022), altura de pelo menos 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres). Além disso, o candidato não pode ter filho ou dependente e não ser casados ou ter constituído união estável.

Inscrições e etapas

O pedido de inscrição deve ser feito de 11 de maio a 14 de junho, por Ficha de Inscrição, constante do Sistema de Inscrição, disponibilizada na página da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), na internet. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100.
O curso de admissão será composto das seguintes etapas e fases:

I – primeira etapa: Exame Intelectual (EI), de caráter eliminatório e classificatório
II – segunda etapa, composta das seguintes fases, todas de caráter eliminatório:
a) Inspeção de Saúde (IS)
b) Exame de Aptidão Física (EAF)
c) Avaliação Psicológica (Avl Psc)
d) comprovação dos requisitos para a matrícula: a ser realizada, apenas, pelos candidatos aptos na Avl Psc, confirmados no procedimento de heteroidentificação (para os autodeclarados negros) e classificados dentro do número de vagas previstas pelo Estado-Maior do Exército (EME).

O curso de formação da Escola de Cadetes do Exército

O Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico, é de nível superior, sendo realizado em cinco anos, em regime de internato.
Durante o Curso, o aluno/cadete não poderá ter filhos ou dependentes sob pena de, em caso de alteração dessa condição, ter sua matrícula cancelada e ser desligado do serviço ativo.
Durante a realização do Curso na AMAN, o Cadete do sexo masculino optará por um dos seguintes cursos: Infantaria; Cavalaria; Artilharia; Engenharia; Comunicações; Intendência; ou Material Bélico. Essa escolha será subordinada ao rendimento escolar, conforme o preconizado pelo Regimento Interno da AMAN e respeitados os percentuais estabelecidos pelo EME.
Durante a realização do Curso na AMAN, a Cadete do sexo feminino optará por um dos seguintes cursos: Intendência ou Material Bélico. Essa escolha será subordinada ao rendimento escolar, conforme o preconizado pelo Regimento Interno da AMAN e respeitados os percentuais estabelecidos pelo EME.
Clique aqui para ler o edital na íntegra.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Rafaela Biazi.

Últimas notícias

O Brasil tem um “pré-sal verde” a explorar

Brasil tem "pré-sal verde" na Amazônia: 210 bilhões de litros/ano de biocombustível em áreas degradadas…

18 de abril de 2024

Baita Aceleradora: uma década de Inovação com Propósito

A Baita Aceleradora celebra uma década de sucesso, destacando-se por seu portfólio diversificado e compromisso…

5 de março de 2024

GFANZ e BNDES apoiam o Financiamento Climático no Brasil

GFANZ e BNDES lançam iniciativas para financiar projetos climáticos no Brasil. Plataforma de Transição Climática…

28 de fevereiro de 2024