4 tendências tecnológicas para 2021: Black Mirror?

4 tendências tecnológicas para 2021: Black Mirror?

Seu celular e seu laptop começam a enviar dados para bancos e seguradoras, que os usam para avaliação.

Por Redação em 10/05/2021

Tendências tecnológicas para 2021: IA (inteligência artificial) estão se unindo para pontuar clientes e fornecedores. A 5G está possibilitando que a IA gerencie e torne mais eficiente processos industriais. Acompanhe abaixo mais detalhes sobre o mundo para o qual estamos caminhando.

Inteligência artificial cada vez mais presente nas fábricas

Fábricas estão incorporando IA em uma porcentagem cada vez maior de seu maquinário.

A tecnologia ajuda as empresas a tomar decisões inteligentes em tempo real, localmente, usando modelos de aprendizado contínuo e pontuações de integridade da máquina. Os exemplos incluem a implantação de IA de ponta em motores e bombas industriais para melhorar o monitoramento e desenvolver recursos de manutenção preditiva.

5G revolucionando processos industriais: possivelmente a espinha dorsal das tendências tecnológicas para 2021 e para os anos seguintes

Até 100 vezes mais rápido que o 4G, o 5G oferece latência drasticamente reduzida, o que torna possível compartilhar dados com extrema rapidez, eliminar atrasos de processamento e garantir que os sistemas de possam reagir em tempo real.

Em outras palavras: a inteligência artificial começa, cada vez mais, a usar o 5G para angariar dados e monitorar equipamentos e comportamentos.

Seguradoras começam a usar dados coletados do seu smartphone

Uma plataforma telemática móvel, feita pela startup TrueMotion, pontua os motoristas e os classifica como bons ou arriscados – obviamente, há recompensas para aqueles com boa pontuação. Outro produto da mesma startup é a utilização de sensores do smartphone para detectar acidentes de carro e fornecer dados a respeito do contexto.

Novamente, o 5G entra em cena no envio de dados do seu celular até a seguradora.

IA torna as organizações financeiras mais inteligentes

De acordo com a DreamQuark, um banco utilizou a plataforma DreamQuark’s Brain (baseada em IA) para construir um aplicativo que detecta mais de 40% dos fraudadores de crédito. Uma importante seguradora francesa está usando-o para avaliar as preferências dos clientes por diferentes produtos, como pensões, produtos de aposentadoria ou seguro de poupança, e fornecer aos consultores da seguradora uma visão dos fundamentos por trás das pontuações.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: reprodução/YouTube.