4 dicas para não errar na análise de crédito

4 dicas para não errar na análise de crédito

A análise de crédito é imprescindível para todo negócio que envolve crédito para clientes. Confira algumas dicas para não errar.

Por Redação em 08/07/2021

A análise de crédito é imprescindível para todo negócio que envolve crédito para clientes. De fato, conforme disse o Portal BNC Treinamentos, talvez esta seja a etapa mais importante nas relações comerciais – ainda mais em momentos de turbulências no cenário econômico.

Os procedimentos de análise de crédito são inúmeros, mas selecionamos 4 dicas para você ter boa acuracidade.

A importância da análise de crédito

A saúde financeira das empresas depende (e muito) de uma análise de crédito bem-feita. Dessa forma, os clientes que desejam realizar um pagamento utilizando prazo ou financiamento, devem passar por avaliação.

Afinal de contas, quando uma empresa oferece um crédito a um cliente, ela assume um risco sobre o pagamento.

Entenda sobre o assunto

A BNC Treinamentos oferece um curso de Estratégias para Análise e Concessão de Crédito.

Em síntese, a instituição acredita que a metodologia dos 6 C’s do crédito podem livrar a empresa ou empreendedor de apostar em algo erroneamente.

Esta metodologia de análise de crédito se baseia em fatores objetivos e subjetivos. Trata-se de uma técnica bastante utilizada entre as instituições do mercado financeiro e que contempla seis grupos de informações, sendo eles:

1. Caráter

Aqui o que vale é a reputação do cliente. As informações observam o histórico financeiro de quem solicita o crédito.

2. Capacidade

Saber se o cliente tem capacidade para arcar com a dívida é primordial. Por isso, nesta fase são analisadas algumas transações do cliente, alternativas para a quitação do débito, entre outros fatores.

3. Capital

Quando falamos em capital, nos referimos à estrutura de capital, liquidez, endividamento, lucratividade, entre outros índices financeiros.

4. Colateral

É preciso saber qual a capacidade do cliente em oferecer garantias ao crédito.

Aqui entram informações como: imóveis, contas a receber, equipamentos, automóveis, entre outros. É nesta etapa onde surge a figura do avalista.

5. Condições

É preciso saber sobre a agilidade e a flexibilidade do cliente para criar mecanismos de defesa em diferentes setores. Ou seja, todo o contexto econômico é levado em consideração.

6. Conglomerado

Quando o cliente em questão é uma pessoa jurídica, a análise de crédito deve abranger uma avaliação sobre as empresas coligadas, controladas ou interligadas.

Em outras palavras, é preciso estar atento a organização como um todo.

4 dicas importantes

– Documentos de identificação

Talvez esse seja o mais importante de todos os passos para a análise de crédito: identificar o cliente é essencial.

Geralmente são requeridos um documento com foto e o CPF ou CNPJ da empresa.

– Endereço para cobrança

Surpreendentemente, o endereço de cobrança do cliente também deve passar para a análise de crédito. Esses dados são muito importantes em casos de inadimplência.

– Balanço anual ou comprovante de renda

Para analisar com clareza a situação financeira de uma empresa, é preciso ter acesso ao balanço anual.

Além disso, quem realizada a análise de crédito, pode solicitar os balancetes do cliente, bem como referências bancárias e comerciais.

Nos casos de pessoa física, é imprescindível a comprovação de renda. Ela pode ser feita via contracheque, declaração de imposto de renda ou extrato bancário.

– Dados creditícios

Por fim, consultar instituições como SPC e SERASA para avaliar se o cliente possui dívidas em andamento, contas atrasadas, etc.

É importante ter em mente que todo este processo é utilizado para proteger a empresa que faz a concessão de crédito.

Quer saber mais sobre o assunto, clique aqui e leia a matéria na íntegra.


Foto: Jp Valery.