25.812 cidadãos de Valinhos precisam regularizar título de eleitor cancelado

25.812 cidadãos de Valinhos precisam regularizar título de eleitor cancelado

O prazo começa em 04 de abril e termina em 04 de maio.

Por Redação em 04/04/2022

25.812 cidadãos de Valinhos estão com o título de eleitor cancelado e precisam regularizar sua situação: o prazo é de 04/04/2022 até 04/05/2022.

No dia 4 de maio, a Justiça Eleitoral fechará o cadastro para organizar as eleições de 2022.

De acordo com o a Chefe do Cartório Eleitoral de Valinhos, Andrea Cresta, se a eleição fosse hoje, 24,81% dos eleitores não poderiam votar.

Somente a pessoa interessada pode fazer a regularização, e para isso ela pode comparecer ao Cartório Eleitoral. É possível realizar agendamento online no site www.tre-sp.jus.br, em “Eleitor > Atendimento Online > Agendamento para atendimento presencial.

Para atendimento nos postos eleitorais instalados nas unidades do Poupatempo o agendamento deve ser realizado através do site www.poupatempo.sp.gov.br.

Jovens de 16 anos

Jovens que completarem 16 anos até a data do pleito, marcado para o dia 2 de outubro, também já podem tirar o título.

A data limite para a emissão de novo título eleitoral, transferência de domicílio eleitoral ou a regularização da situação eleitoral também é o dia 4 de maio.

O e-mail é ze034@tre-sp.jus.br. Outra forma de acessar e solicitar informações do Cartório Eleitoral de Valinhos é pelo WhatsApp 19 3871.5894.

O voto é obrigatório para todos os brasileiros que têm entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, analfabetos e idosos com mais de 70 anos.

Atendimento online

Antes de o eleitor solicitar a operação de revisão ou transferência, o primeiro passo é checar online se tem débito com a Justiça Eleitoral. Se tiver, basta emitir a guia pelo site do TRE-SP, efetuar o pagamento e aguardar um prazo de até cinco dias para processamento no sistema.

Consulte débitos eleitorais

Após a quitação da multa, o eleitor deve solicitar a revisão ou transferência por meio do preenchimento do Formulário Título Net, anexando documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência, fotografia selfie com o documento e comprovante de quitação militar.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Agência Brasil.