10 dicas para melhorar o fluxo de caixa

10 dicas para melhorar o fluxo de caixa

“Um dos principais aspectos que devem ser controlados na gestão financeira de um empreendimento é o fluxo de caixa.” Marcio Roberto Andrade

Por Redação em 26/06/2020

“Um dos principais aspectos que devem ser controlados na gestão financeira de um empreendimento é o fluxo de caixa”. A afirmativa é de Marcio Roberto Andrade, da Conta Azul, uma startup de gestão de negócios na nuvem.

Ter um fluxo de caixa positivo ajuda a garantir a liquidez nas emergências ou na hora de reinvestir com segurança a sobra de caixa. E isso também vale para os empreendedores autônomos.

Para entender: uma boa gestão de fluxo de caixa consiste em controlar os
gastos e otimizar a entrada de dinheiro. E se você quer saber mais sobre o
assunto, confira as 10 dicas para melhorar o fluxo de caixa.

  1. Registre todas as movimentações

Não importa o valor, o que realmente importa é registrar toda e qualquer
movimentação financeira, seja entrada ou saída. Dessa forma, é possível saber para onde vão seus gastos e qual a soma das pequenas despesas, o que possibilita encontrar qualquer desperdício de dinheiro.

  1. Divida as movimentações em categorias

É importante separar tudo em categorias diferentes, para que seja fácil
identificar quais são os principais tipos de receitas e de gastos e, principalmente, de onde eles vêm. Não vale colocar apenas “gastos” e “ganhos”, pois assim você não saberá como usou os recursos. Esse passo é bem importante para a confecção de relatórios estratégicos para o comercial da empresa. Saber onde cortar e onde investir vale muito!

  1. Verifique o fluxo de caixa diariamente

O acompanhamento diário da movimentação do caixa ajuda a prever qualquer surpresa antes que seja tarde demais. Afinal, o fluxo garante que você possa se planejar.

  1. Lembre-se que venda nem sempre é recebimento

É muito comum fazer uma venda e registrá-la no fluxo. Mas é importante ficar atento, pois só é movimentação financeira quando é um valor já recebido. Desta forma, as vendas a prazo não têm lugar neste fluxo.

“Um dos principais aspectos que devem ser controlados na gestão financeira de um empreendimento é o fluxo de caixa.”
Marcio Roberto Andrade

  1. Gerencie o estoque

Controlar o estoque corretamente ajuda a mostrar quanto e quando comprar para suprir seu contingente de produtos. Com esse controle você sabe, estrategicamente, como acrescentar investimentos e gastos no seu fluxo de caixa.

  1. Planeje a longo prazo

É por meio do fluxo de caixa que se torna possível fazer uma projeção para
o ano todo. Assim, torna-se possível avaliar diferentes cenários e já se preparar para eventuais adversidades.

  1. Planeje a curto prazo também

Estipule seus gastos e ganhos também no plano mensal. Assim torna-se
possível comparar no final do mês o que foi planejado com o fluxo real. Dessa forma, é possível saber quais foram os gastos inesperados e como fazer para evitá-los no futuro.

  1. Compare seu fluxo com controles menores

O fluxo de caixa se torna uma ferramenta ainda mais poderosa quando
comparado a outros controles financeiros. Ao comparar ele com o controle de contas a receber, por exemplo, pode-se melhorar a cobrança de clientes
devedores, por exemplo.

  1. Seja realista

Todos, absolutamente todos os dados usados para fazer o fluxo de caixa
devem ser baseados na realidade da empresa e do mercado. De nada adianta almejar um fluxo de caixa positivo enquanto o mercado estiver em baixa e você sem conhecimento suficiente para enfrentar isso.

  1. Tenha um sistema para gestão financeira

Apesar de ser possível fazer o fluxo de caixa em uma planilha, ela sempre será um “quebra galho”. Providencie um sistema, de preferência estes mais modernos, totalmente online, na nuvem.

Com informações do Blog da Conta Azul.


Foto: Austin Distel.

TAGS dicas